Dom Sérgio revela que Papa Leão XIV celebraria missa em Salvador antes de ser eleito: “Queria estar no meio do povo”
Dom Sérgio destacou que o novo Papa traz em sua trajetória uma profunda ligação com a América Latina.
Uma coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (9), no Colégio Pio Brasileiro, em Roma, reuniu cardeais brasileiros que participaram do Conclave que elegeu o novo Papa. O norte-americano Robert Francis Prevost, agora Papa Leão XIV, já demonstrava apreço especial pelo Brasil — e tinha viagem marcada para o país, incluindo uma missa no Santuário do Senhor do Bonfim, em Salvador, antes da eleição para o pontificado.
Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, revelou que a visita estava prevista para abril, durante a 62ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), suspensa após a morte do Papa Francisco. O então cardeal Prevost pregaria o retiro da assembleia, que seria realizada entre os dias 30 de abril e 9 de maio, no Santuário Nacional de Aparecida.
“A visita dele ao Brasil estava confirmada, inclusive com uma missa programada no Bonfim, e seria uma grande alegria recebê-lo em Salvador. Mas Deus tem seus caminhos. Quem sabe, agora, possamos recebê-lo como Papa”, afirmou Dom Sérgio. Ele destacou ainda a simplicidade e fraternidade de Leão XIV: “Sempre muito atento, um pastor sensível às necessidades do nosso povo, muito unido ao Papa Francisco e com grande afeto pelo Brasil”.
Ele também reforçou o vínculo do novo pontífice com o país. “Ele já tinha ido ao Brasil outras vezes e agora queria conhecer a Bahia. Não divulgamos antes, por desejo dele mesmo, que queria uma visita simples, estar no meio do povo. Estava tudo certo para a missa no Bonfim e uma passagem pelo Santuário de Santa Dulce dos Pobres”, revelou.
Dom Sérgio destacou que o novo Papa traz em sua trajetória uma profunda ligação com a América Latina.
“Sua atuação episcopal foi no Peru, conhece muito bem a realidade da nossa região. É um missionário, alguém que traz no coração a própria América Latina”, afirmou o arcebispo de Salvador.
Sobre a possibilidade de uma futura visita ao Brasil já como Papa, Dom Sérgio demonstrou otimismo. “Quem sabe Deus nos dê a graça de recebê-lo como bispo de Roma, como nosso Papa. Ele demonstrava um afeto sincero pelo Brasil e acredito que esse amor vá se manter, como vimos com o Papa Francisco”.
A 62ª Assembleia Geral da CNBB foi remarcada para abril de 2026, e ainda não há confirmação se o Papa Leão XIV estará presente.