Doe Acessibilidade: Projeto viabiliza doações para pessoas com problemas de mobilidade
Projeto aproxima doadores de necessitados
A campanha “Doe Acessibilidade” visa auxiliar pessoas de baixa condição financeira que precisam de serviços pelo bem-estar da sua mobilidade. Segundo o fisioterapeuta neurofuncional, Dr. Vinicius Oliveira, o projeto possui um banco de dados, que armazena dados de pessoas que passaram por alguma lesão, física ou neurológica, e precisam de assistência.
“Uma cadeira de rodas hoje, básica, é mais de 600 reais. Então estamos trazendo essa pessoa para o projeto, avaliando, prescrevendo, porque para adquirir qualquer material do SUS quando encaminhamos, tem que ter a prescrição do profissional”, disse o fisioterapeuta em entrevista ao De Olho na Cidade.
Do outro lado também possui cadastro para aqueles que querem ajudar. São pessoas que por algum motivo possuem objetos de mobilidade em casa, como cadeira de rodas ou muletas, que não estão sendo utilizados, e podem passar para alguém que precise, de forma filantrópica.
“Já marcamos dois dias de avaliações e vamos marcar o terceiro grande dia, que é justamente dia 11. Estaremos fazendo novas avaliações de forma gratuita, para depois fazer essas prescrições”.
O especialista também explica que pelo Sistema Único de Saúde (SUS) estes pacientes possuem direitos de adquirir esses recursos, porém muitos não sabem. Assim o projeto é justamente para conscientizar a população, unindo o desejo de quem precisa e de quem deseja doar.
Para participar, o primeiro passo é entrar no instagram @reabserv, e enviar um direct para a equipe explicando que deseja doar ou precisa do serviço. A partir disso serão solicitados os dados e será realizado o cadastro necessário.