Docentes da Uefs aprovam acordo com governo estadual e suspendem estado de greve
A proposta aprovada prevê um reajuste salarial de 4,7% a partir de janeiro de 2025, seguido de 2% em julho do mesmo ano.
Na segunda-feira (23), a Assembleia da Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Adufs) aprovou, por ampla maioria, a suspensão do estado de greve e a assinatura do acordo com o governo do estado. A votação contou com a participação de 143 docentes, resultando em 118 votos favoráveis ao acordo, 18 contrários e sete abstenções.
A proposta aprovada prevê um reajuste salarial de 4,7% a partir de janeiro de 2025, seguido de 2% em julho do mesmo ano. Para 2026, os percentuais estabelecidos são de 4,5% em janeiro e mais 2% em julho.
Além do reajuste, o movimento docente permanece em negociação para tratar de outras pautas importantes, como a promoção de carreira, o adicional de insalubridade e o fim da lista tríplice para a escolha de reitores.
O diretor da Adufs, Elson Moura, destacou a importância da mobilização contínua, mesmo após a suspensão do estado de greve.
“Encerramos agora a assembleia com 162 assinaturas na lista. A proposta foi aprovada por ampla maioria, o que quer dizer que estamos suspendendo o estado de greve, vamos assinar o acordo e continuar mobilizados. Temos outros pontos a discutir, já temos uma data pré-agendada para a promoção na carreira no dia 15 de outubro. Seguimos firmes, pois ainda há pautas como a insalubridade e o fim da lista tríplice para serem tratadas.”