DNIT assume BRs-116 e 324 a partir do dia 15 de maio
O governo federal concluiu o pagamento da primeira parcela das indenizações necessárias para encerrar o contrato de concessão com a ViaBahia
O ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou que o governo federal concluiu o pagamento da primeira parcela das indenizações necessárias para encerrar o contrato de concessão com a ViaBahia, responsável pela administração dos trechos das BRs-116 e 324 no estado. A partir de 15 de maio, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) assumirá integralmente a gestão das rodovias.
“Dia de conquistas para o povo baiano”, declarou o ministro em vídeo publicado nas redes sociais. “Pagamos a 1ª parcela para tirar a ViaBahia da administração das BRs-116 e 324/BA no estado. E isso já tem data para acontecer: 15 de maio!”
Ao lado da secretária executiva do ministério, Renan Filho deu início ao processo de pagamento das indenizações, simbolizando o fim do contrato com a ViaBahia. O ministro comparou o momento a uma nova independência para o estado: “Hoje é o novo Dois de Julho da Bahia. […] Nós estamos, na verdade, nos separando da ViaBahia.”
Segundo ele, a medida permitirá que o DNIT promova melhorias imediatas nas estradas e retome obras paradas.
“Com o DNIT assumindo, vamos ter condição de realizar os investimentos pra melhorar o pavimento, garantir o bom andamento dessas obras e, ao longo deste ano, realizar uma nova concessão, pra trazer uma empresa que possa fazer os investimentos mais rápido, como o baiano precisa pra impulsionar o desenvolvimento do estado.”
Renan destacou que a decisão foi tomada em conjunto com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Não era correto a Bahia ter a pior concessão rodoviária entre todas as concessões do Brasil”, criticou.
A nova concessão que será lançada até o final do ano já tem nome: “Concessão Dois de Julho”, em homenagem à data que simboliza a independência da Bahia.