Educação

Diretores e coordenadores pedagógicos participam de formação do programa Caminhos da Educação

O encontro está acontecendo no Centro Municipal Integrado de Educação Inclusiva

06/07/2023 16h21
Diretores e coordenadores pedagógicos participam de formação do programa Caminhos da Educação
Fotos: Sara Silva

Diretores e coordenadores pedagógicos de 101 escolas municipais estão participando nesta quinta (6) e sexta-feira (7) da formação para implementação do programa Caminhos da Educação – 2ª etapa. O encontro está acontecendo no Centro Municipal Integrado de Educação Inclusiva Colbert Martins da Silva.

A iniciativa visa garantir uma política pública educacional que assegure a alfabetização das crianças na idade certa e a aprendizagem adequada dos conteúdos nas séries iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), através de três eixos: avaliação, formação e acompanhamento das unidades escolares e estudantes.

Nesta primeira etapa de avaliação, será possível diagnosticar como está o letramento e desempenho dos estudantes dos anos iniciais após a retomada pedagógica (2021)/pandemia.

“Com esse diagnóstico poderemos identificar os indicadores do real desempenho dos estudantes e a partir dessa informação planejar as interferências mais adequadas para alcançar nosso principal objetivo: preparar o estudante da melhor maneira para sua progressão escolar. Todo processo será realizado em pleno exercício das atividades de ensino e de forma continua”, pontuou a secretária de Educação, Anaci Paim.

A participação ativa dos diretores e coordenadores neste primeiro momento é essencial para que todo o processo seja facilitado e desenvolvido de acordo com o planejamento, inclusive para a implementação do projeto nas unidades de forma integrada com a comunidade escolar.

Durante a formação, os gestores estão trabalhando os três eixos que norteiam o programa, documentos de referência do Ministério da Educação sobre o papel da gestão escolar, especificidades do teste de influência leitora para o diagnóstico de desempenho e sendo preparados para que possam liderar esse processo dentro da escola

“Esperamos contribuir para que os gestores estejam prontos para a aplicação da avaliação e que ao final desse processo possamos escolher melhores as estratégias e metas para garantir a melhoria da aprendizagem das crianças com foco na alfabetização”, afirmou a formadora Sílvia Monteiro.

Para Vanuza Araújo de Lima, diretora da Escola Municipal Acioly Silva Araújo, a iniciativa é muito importante, principalmente neste período pós-pandemia. “É imprescindível o planejamento e saber como fazê-lo na alfabetização. Muitos alunos estão chegando com inúmeras deficiências de aprendizagem e para lidar com este desafio precisamos entender o que está acontecendo e como agir para colher os resultados”.

As formações vão continuar acontecendo pelos próximos quatro meses. Além dos diretores e coordenadores, os professores também participarão dos encontros.

*Ascom

Comentários

Leia também

Educação
Prefeito José Ronaldo anuncia contratação de 300 professores aprovados no último concurso público

Prefeito José Ronaldo anuncia contratação de 300 professores aprovados no último concurso público

O gestor também afirmou que, caso o número não seja suficiente para suprir a demanda...
Educação
Comissão de Educação da Câmara começa pela Georgina Erismann  série de visitas a escolas

Comissão de Educação da Câmara começa pela Georgina Erismann  série de visitas a escolas

A ideia, segundo Ivamberg, é “avaliar a educação como um todo, especialmente o preparo...
Educação
MEC vai usar pela 1ª vez questões dissertativas em prova que avalia alunos

MEC vai usar pela 1ª vez questões dissertativas em prova que avalia alunos

Saeb deste ano, feito pelo Inep, terá também perguntas abertas de Língua Portuguesa...