Diretora superintendente da PDK Empreendimentos destaca a importância da organização financeira para o empreendedorismo
Com uma vasta experiência no grupo PDK há 14 anos, ela é uma especialista em Finanças Corporativas e Controladoria, liderando o grupo em diversos empreendimentos, desde shopping centers até projetos sociais.
Em entrevista ao Jornal do Meio dia (Princesa FM), como parte da série especial Março Mulher, a diretora superintendente da PDK Empreendimentos, Camila Piaggio, destacou a importância da gestão financeira para o empreendedorismo. Com uma vasta experiência no grupo PDK há 14 anos, ela é uma especialista em Finanças Corporativas e Controladoria, liderando o grupo em diversos empreendimentos, desde shopping centers até projetos sociais.
A gestora ressaltou a importância de dar espaço para as mulheres em cargos de liderança, evidenciando o compromisso do grupo com o empreendedorismo feminino, 80% do time é composto por mulheres
Um dos pontos cruciais abordados foi a mortalidade das empresas nos primeiros anos de atividade, com 60% das empresas fechando suas portas dentro de dois anos. A especialista destacou a falta de gestão financeira como um dos principais motivos para esse cenário preocupante.
Para mitigar os riscos, Camila enfatizou a importância de realizar uma viabilidade econômica e financeira antes de iniciar ou expandir um negócio. Isso inclui a realização de pesquisas de mercado para entender a demanda pelo serviço ou produto, assim como a localização adequada para o empreendimento.
“O que auxilia a elaboração da viabilidade econômica é uma pesquisa de mercado. É uma pesquisa de mercado para entender a demanda do serviço, se questionar se tem demanda esse meu produto, tem um público significativo, se a localização que eu escolhi é adequada. Então isso é importantíssimo, é imprescindível para abrir um negócio, para mitigar esses riscos”, destaca.
Ela enfatizou que o planejamento estratégico deve considerar tempo, recursos e pessoas, sendo essencial para tomar decisões assertivas e evitar o fechamento prematuro das empresas.