Conclave

Direto do Vaticano: Padre Danilo Leal explica bastidores do Conclave

Padre Danilo explicou aos ouvintes o funcionamento das congregações gerais e particulares que ocorrem durante o período chamado sede vacante

29/04/2025 13h01
Direto do Vaticano: Padre Danilo Leal explica bastidores do Conclave
Foto: Jorge Biancchi

A cobertura especial do Conclave ganhou um reforço direto do Vaticano, com o quadro “Por Dentro do Conclave” com o padre Danilo Leal, sacerdote da Arquidiocese de Alagoinhas e atualmente doutorando em Direito Canônico em Roma.

O quadro irá ao ar diariamente nos programas De Olho na Cidade e Jornal do Meio Dia, trazendo informações exclusivas e análises sobre os bastidores do Conclave, diretamente da Santa Sé.

Em sua estreia, padre Danilo explicou aos ouvintes o funcionamento das congregações gerais e particulares que ocorrem durante o período chamado sede vacante, ou seja, quando o trono de Pedro está oficialmente vazio após o falecimento do Papa.

“Esse momento começa quando o Sumo Pontífice falece e o anel do pescador é quebrado. Com isso, é declarada a sede vacante e o governo da Igreja passa a ser confiado ao Colégio dos Cardeais”, explicou o sacerdote.

Ele destacou que, durante esse período, os cardeais não têm poderes de jurisdição sobre questões normalmente atribuídas ao Papa, sendo responsáveis apenas por decisões administrativas inadiáveis e pela preparação do Conclave que escolherá o novo pontífice.

“Tudo deve ser reservado ao futuro Papa. As atribuições do Colégio dos Cardeais se limitam ao que é previsto pela constituição apostólica Universi Dominici Gregis, promulgada por São João Paulo II”, pontuou padre Danilo.

Atualmente, 135 cardeais eleitores estão aptos a participar da escolha do novo Papa, incluindo sete brasileiros. Segundo padre Danilo, as congregações são fundamentais para que esses cardeais, vindos de diferentes partes do mundo, se conheçam melhor e tomem decisões organizacionais.

“Já tivemos duas congregações. A primeira definiu o horário e a data das exéquias do Santo Padre. A segunda aconteceu na quarta-feira, 23 de abril, às 17h, após a transladação do corpo. Foi decidido que a missa de domingo será presidida pelo secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin, na Praça de São Pedro”, relatou.

Além disso, padre Danilo informou que as missas dos nove dias de luto (novendiali) serão celebradas diariamente às 17h na Basílica de São Pedro.

O quadro “Por Dentro do Conclave” seguirá ao longo da cobertura especial, esclarecendo, de forma didática, os detalhes do processo de escolha do novo Papa.

Comentários

Leia também

Conclave
Às vésperas Conclave, cardeais evitam especular sobre futuro Papa; Jorge Biancchi flagra movimentação em Roma

Às vésperas Conclave, cardeais evitam especular sobre futuro Papa; Jorge Biancchi flagra movimentação em Roma

Cardeais têm adotando uma postura reservada para não gerar polêmicas antes da decisão...
Conclave
Peregrinação, fé e esperança: Padre do Rio de Janeiro fala sobre momento histórico vivido em Roma com fiéis

Peregrinação, fé e esperança: Padre do Rio de Janeiro fala sobre momento histórico vivido em Roma com fiéis

A presença do grupo brasileiro em Roma tem se mostrado ainda mais significativa diante...
Conclave
Guia turístico explica significado do Museu do Vaticano e da Capela Sistina

Guia turístico explica significado do Museu do Vaticano e da Capela Sistina

Capela Sistina se prepara para Conclave e atrai olhares do mundo inteiro