Feira de Santana

Diocese de Feira celebra 60 anos proclamando a fé e união

Instituição católica celebra 60 anos de missão juntamente com o ano jubilar

21/07/2022 15h42
Diocese de Feira celebra 60 anos proclamando a fé e união
Foto: Divulgação Arquidiocese

A diocese de Feira de Santana celebra seus 60 anos de vida e missão, sempre comprometida com a fé e a união. Em entrevista ao De Olho na Cidade, o organizador e presidente da comissão Jubileu Diamante, Padre Júlio Santa Bárbara, ratificou a data como importante para a construção de memórias.

“Essa data é importante como ponto de parada e ponto de partida. Ponto de parada, pois podemos olhar para trás, e fazer memórias da nossa trajetória, mas também ponto de partida porque com tudo isso, nós nos animamos e continuamos construindo ainda mais”, diz o Padre.

Foi em 21 de julho de 1962 que o Papa João XXIII criou a diocese, e ao lado desta, outras dioceses baianas. A partir dessa compreensão, o movimento e a execução de obras vem sendo feita: “A missão da igreja é dirigida ao ser humano e a sociedade como um todo, não somente espiritual, mas também social”.

A igreja católica está à frente de diversos projetos que promovem o bem social, como o Dispensário Santana, que há décadas cria oportunidades para classes sociais menos avantajadas. Há também o Centro Social Monsenhor Jessé, e o Espaço Viva Melhor.

“Estamos em várias frentes e destacamos vários aspectos, pois o que interessa a igreja é o ser humano integralmente. Não somente alma, somos corpo, mente e espírito, então a igreja se preocupa com tudo isso”.

Cerca de 882 mil pessoas compõem a diocese feirense, superando a população do município. A princesa do sertão é determinada como a sede do centro eclesiastico, onde reside o arcebispo – chefe maior da instituição -, e abrange paróquias dentro de Feira e demais cidades.

A celebração vem ocorrendo desde a abertura do ano jubilar, em 22 de julho de 2021, e segue até o dia de hoje, como ponto chave: “Nós propomos diversas atividades, de nível macro e interno. E hoje chegamos ao final desse arco com a novena solene de senhora Sant’Ana e outras atividades”.

O encerramento das comemorações ocorre no dia 26, com a coroação da festa de Sant’Ana e encerramento do ano jubilar.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Líquida Feira! Contemplados receberam os prêmios nesta quarta-feira (17) 
Feira de Santana
Vacinação infantil é afetada por falta de abastecimento do Ministério da Saúde
Feira de Santana
Procura pela vacina contra a paralisia infantil é baixa em Feira

Procura pela vacina contra a paralisia infantil é baixa em Feira

Neste sábado, 20, no dia D de mobilização contra a paralisia infantil todas as unidades...