Feira de Santana

Diocese de Feira celebra 60 anos proclamando a fé e união

Instituição católica celebra 60 anos de missão juntamente com o ano jubilar

21/07/2022 15h42
Diocese de Feira celebra 60 anos proclamando a fé e união
Foto: Divulgação Arquidiocese

A diocese de Feira de Santana celebra seus 60 anos de vida e missão, sempre comprometida com a fé e a união. Em entrevista ao De Olho na Cidade, o organizador e presidente da comissão Jubileu Diamante, Padre Júlio Santa Bárbara, ratificou a data como importante para a construção de memórias.

“Essa data é importante como ponto de parada e ponto de partida. Ponto de parada, pois podemos olhar para trás, e fazer memórias da nossa trajetória, mas também ponto de partida porque com tudo isso, nós nos animamos e continuamos construindo ainda mais”, diz o Padre.

Foi em 21 de julho de 1962 que o Papa João XXIII criou a diocese, e ao lado desta, outras dioceses baianas. A partir dessa compreensão, o movimento e a execução de obras vem sendo feita: “A missão da igreja é dirigida ao ser humano e a sociedade como um todo, não somente espiritual, mas também social”.

A igreja católica está à frente de diversos projetos que promovem o bem social, como o Dispensário Santana, que há décadas cria oportunidades para classes sociais menos avantajadas. Há também o Centro Social Monsenhor Jessé, e o Espaço Viva Melhor.

“Estamos em várias frentes e destacamos vários aspectos, pois o que interessa a igreja é o ser humano integralmente. Não somente alma, somos corpo, mente e espírito, então a igreja se preocupa com tudo isso”.

Cerca de 882 mil pessoas compõem a diocese feirense, superando a população do município. A princesa do sertão é determinada como a sede do centro eclesiastico, onde reside o arcebispo – chefe maior da instituição -, e abrange paróquias dentro de Feira e demais cidades.

A celebração vem ocorrendo desde a abertura do ano jubilar, em 22 de julho de 2021, e segue até o dia de hoje, como ponto chave: “Nós propomos diversas atividades, de nível macro e interno. E hoje chegamos ao final desse arco com a novena solene de senhora Sant’Ana e outras atividades”.

O encerramento das comemorações ocorre no dia 26, com a coroação da festa de Sant’Ana e encerramento do ano jubilar.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Eremita responde Zé Carneiro sobre ilegalidade na contratação de empresas
Feira de Santana
Visita de agente de endemias pode ser agendada pelo aplicativo Fala Feira
Feira de Santana
Prefeitura de Feira recolheu 215 toneladas de pneus velhos em oito meses

Prefeitura de Feira recolheu 215 toneladas de pneus velhos em oito meses

O recolhimento é feito pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp) como estratégia...