Política

Dino homologa plano e libera modalidades de emendas; Alcolumbre e Motta comemoram

A elaboração do plano aconteceu de maneira conjunta entre o governo federal e o Congresso Nacional

27/02/2025 07h26
Dino homologa plano e libera modalidades de emendas; Alcolumbre e Motta comemoram
Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

O plano de trabalho de transparência e rastreabilidade na execução de emendas parlamentares apresentado pelo governo federal e pelo Congresso Nacional, foi homologado pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Flávio Dino. Com isso, o magistrado liberou todas as modalidades de emendas.

A decisão deve ser assinada ainda na noite desta quarta-feira (26). A medida promete resolver o imbróglio entre os Três Poderes e destravar a aprovação do orçamento de 2025. Outros dez ministros da Corte se posicionarão sobre a decisão de Dino, que homologa o documento, no plenário da Corte.

A elaboração do plano aconteceu de maneira conjunta entre o governo federal e o Congresso Nacional, e foi então remetido ao STF pela Advocacia-Geral da União (AGU).

Dino também determinou a suspensão da audiência de conciliação designada para esta quinta-feira (27). “O Plano de Trabalho em foco oferece um caminho de aprimoramento institucional para o Estado brasileiro, mas não encerra o debate, com suas naturais controvérsias. Estas, inerentes à vida democrática – quando não degeneram para ofensas pessoais, tentativas de chantagens e coações – trazem resultados positivos para a nossa Pátria”, escreveu Dino na decisão.

Presidentes do Senado e da Câmara comemoram

Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), presidente do Senado, e Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados, comemoraram a liberação de emendas parlamentares nesta quarta-feira (26).

“O diálogo sempre foi o caminho para fortalecer a democracia e garantir o entendimento entre as instituições. Em um esforço conjunto da Câmara e do Senado, buscamos essa construção com o Supremo Tribunal Federal, respeitando as prerrogativas dos parlamentares”, disse Alcolumbre em nota.

No X, antigo Twitter, Hugo Motta escrevreu: “A decisão do ministro Flávio Dino (STF), de aprovar o plano de trabalho das emendas, é resultado dos esforços do Legislativo em dialogar com os demais Poderes. É também um reconhecimento das prerrogativas dos parlamentares. Esses recursos levam mais desenvolvimento e igualdade a regiões que muitas vezes estão invisíveis para o Executivo.”

*Com informações Bahia.ba

Comentários

Leia também

Política
Em busca de mais investimentos, governador participa de missão oficial na China com Lula

Em busca de mais investimentos, governador participa de missão oficial na China com Lula

O retorno do governador baiano está previsto para o próximo sábado (17), com chegada...
Política
Por unanimidade, STF derruba decisão da Câmara e mantém processo contra Ramagem

Por unanimidade, STF derruba decisão da Câmara e mantém processo contra Ramagem

Com esse resultado, Ramagem continua a responder por três dos cinco crimes imputados a...
Política
Na Rússia, Lula fala sobre a investigação do INSS e diz não ter pressa

Na Rússia, Lula fala sobre a investigação do INSS e diz não ter pressa

Para o presidente, os órgãos envolvidos na investigação devem manter o foco apurar...