Política

Dino bate recorde em número de inquéritos abertos pela PF a pedido do Ministério da Justiça

Em sete meses à frente do ministério, já foram 78 investigações, segundo levantamento realizado pelo jornal O Globo. 

03/09/2023 18h19
Dino bate recorde em número de inquéritos abertos pela PF a pedido do Ministério da Justiça
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Desde que assumiu a pasta, o ministro da Justiça, Flávio Dino,  bateu recorde no número de pedidos de instauração de inquéritos à Polícia Federal. Em sete meses à frente do ministério, já foram 78 investigações, segundo levantamento realizado pelo jornal O Globo. 

Antes mesmo de completar um mês no comando da pasta, Dino já havia determinado à PF, corporação vinculada ao ministério, que investigasse a possibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro ter cometido crime de genocídio contra os povos ianomâmis durante seu governo.

Ao jornal, o ministério informou que metade dos inquéritos foi aberta por determinação direta do ministro. Entre elas, 29 eram para apurar crimes contra o presidente Lula (PT) e 10 para investigar condutas com “repercussão interestadual ou internacional”. A legislação só permite que a pasta determine uma investigação nesses dois casos.

Esse tipo de conduta não era tão comum. Segundo o levantamento do jornal, considerando os sete primeiros meses do ano, entre 2013 e 2019, apenas 3 investigações foram determinadas pelo ministério. Foi a partir do governo do próprio Bolsonaro que isso passou a ficar comum. Nos sete primeiros meses de 2020, por exemplo, 40 foram encomendados, nos dois anos seguintes esse número cresceu para 58 e 49 respectivamente.

*Metro1

Comentários

Leia também

Política
Lula explica visita à Rússia e se coloca à disposição para acabar com a guerra na Ucrânia

Lula explica visita à Rússia e se coloca à disposição para acabar com a guerra na Ucrânia

O presidente participou de reunião bilateral, ao lado de ministros dos dois países
Política
Eduardo Leite deixa PSDB após 24 anos e se filia ao PSD com foco em 2026

Eduardo Leite deixa PSDB após 24 anos e se filia ao PSD com foco em 2026

Governador do RS se coloca como pré-candidato à Presidência e mira disputa interna com...
Política
STF tem maioria para manter ação penal contra Ramagem por trama golpista

STF tem maioria para manter ação penal contra Ramagem por trama golpista

Ministros da 1ª Turma julgam, em sessão virtual, decisão da Câmara que suspendeu ação...