Diagnóstico precoce: mutirão de endoscopia e colonoscopia ajuda a prevenir doenças graves
A iniciativa faz parte do programa “Fila Zero”, compromisso de campanha do prefeito José Ronaldo de Carvalho, que busca reduzir a espera por procedimentos médicos na cidade.
Com o objetivo de atender a demanda reprimida de exames na rede municipal de saúde, a Prefeitura de Feira de Santana, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia, realiza neste sábado (8) um mutirão de endoscopia e colonoscopia no Hospital Dom Pedro de Alcântara. A iniciativa faz parte do programa “Fila Zero”, compromisso de campanha do prefeito José Ronaldo de Carvalho, que busca reduzir a espera por procedimentos médicos na cidade.
O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, destacou a importância dos exames e a relevância da parceria para viabilizar o atendimento local. “Antes, esses pacientes eram deslocados para Salvador quando conseguiam vaga para realizar o exame. Agora, com essa parceria, eles podem fazer no conforto da sua cidade. É uma iniciativa que faz parte desse grande esforço concentrado de Fila Zero, que está sendo integralmente cumprido”, afirmou.
A endoscopia e a colonoscopia são exames fundamentais para o diagnóstico precoce de doenças gastrointestinais, inclusive o câncer. A provedora da Santa Casa de Feira de Santana, Dra. Fernanda Reis, ressaltou a relevância do mutirão para a população. “Desta vez, estaremos realizando exames de alta complexidade e tão importantes no diagnóstico precoce de diversas doenças. A Santa Casa possui uma equipe de alta experiência em endoscopias, garantindo qualidade assistencial a todos os pacientes”, afirmou.
Os exames serão realizados no próprio Hospital Dom Pedro de Alcântara por uma equipe especializada. Segundo Rodrigo Matos, a Prefeitura tem buscado ampliar o acesso da população a exames e procedimentos de saúde. “A Prefeitura de Feira de Santana está cumprindo seu papel de prestar assistência de qualidade ao munícipe”, concluiu o secretário.
*Com informações da repórter Isabel Bomfim