Feira de Santana

Diabéticos devem realizar cadastro nas unidades de saúde para receber fitas de glicemia

O quantitativo de fitas será suficiente para o uso em 30 dias

26/08/2022 11h42
Diabéticos devem realizar cadastro nas unidades de saúde para receber fitas de glicemia
Foto: Jorge Magalhães

Pessoas com diabetes devem procurar a unidade de saúde mais próxima da residência para realizar o cadastro e receber as fitas de glicemia. O item é indispensável para monitorar com precisão o valor de açúcar no sangue.

“O paciente será avaliado pelo médico ou enfermeiro. Caso esteja dentro dos critérios, vai receber os materiais e um documento para acompanhar os níveis da glicose”, explica a chefe da Atenção Primária à Saúde, Helen Costa.

A partir deste momento, a entrega das fitas passará a ser mensal. Portanto, o paciente passa a ser acompanhado pelos profissionais e é imprescindível que o documento seja preenchido corretamente para devolvê-lo na unidade de saúde na próxima retirada.

Vale destacar que a Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou o abastecimento das fitas de glicemia na última segunda-feira, 22.

ORIENTAÇÕES

Os itens são entregues aos diabéticos que estão cadastrados no programa de Hipertensão e Diabetes (Hiperdia), vinculado ao SUS. A prescrição deverá ser feita pelo profissional médico cadastrado na rede pública de saúde. O paciente receberá um quantitativo de fitas para o uso em 30 dias.

Caso o paciente necessite do quantitativo superior a cem unidades de fitas, a demanda deverá ser avaliada pela Assistência Farmacêutica. Para isso, é preciso que o médico envie relatório.

A receita médica e relatório têm validade de três dispensações. Se o paciente não apresentar o Mapa Glicêmico ou relatar de maneira divergente do quantitativo de fitas dispensadas, o fornecimento será suspenso até nova avaliação médica.

*Secom

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Cemitérios de Feira de Santana terão programação de missas no Dia de Finados

Cemitérios de Feira de Santana terão programação de missas no Dia de Finados

A data é marcada por homenagens, orações e momentos de reflexão em memória dos entes...
Feira de Santana
Startup baiana avança em programa nacional de IA aplicada à saúde

Startup baiana avança em programa nacional de IA aplicada à saúde

O projeto aprovado pela empresa propõe o desenvolvimento de uma inteligência artificial...
Feira de Santana
Operação especial vai reforçar policiamento no Centro de Feira durante o fim de ano

Operação especial vai reforçar policiamento no Centro de Feira durante o fim de ano

O major Djomar também destacou que o aumento do fluxo de pessoas nas áreas comerciais...