Dia Nacional do Fusca: Chapista colecionador de Feira de Santana compartilha paixão pelo carro clássico
Seja no asfalto das estradas ou nos corações de seus admiradores, o Fusca continua a marcar gerações, confirmando seu lugar como um dos carros mais amados do Brasil.
Nesta segunda-feira, 20 de janeiro, é celebrado o Dia Nacional do Fusca, data oficializada em 1959, quando a Volkswagen deu início à produção do icônico veículo em sua fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Comemorações em todo o país reúnem apaixonados pelo carro que é um verdadeiro símbolo da história automobilística.
Em Feira de Santana, o amor pelo Fusca tem nomes e histórias marcantes, como a de Mário de Jesus, conhecido como Seu Nem do Fusca. Chapista, mecânico e entusiasta, ele possui oito Fuscas, todos em perfeito estado de conservação e funcionando normalmente.
“Já tem mais de quinze anos que estou nesse mundo dos Fuscas. Meu primeiro foi um modelo 1975. Comprei quando fiz 17 anos e tirei a habilitação aos 18. Desde então, ficou a paixão”, compartilha ele.
Para Seu Nem, o Fusca é mais do que um carro, é uma “máquina de fazer amizade”.
“Tenho amigos por toda a Bahia. Todo mundo me conhece como Seu Nem do Fusca. É uma paixão difícil de explicar. Comecei por acaso, e hoje vejo que muita gente quer ter um Fusca. É um hobby, mas é caro!”.
Além de colecionar, ele se dedica à manutenção dos veículos. “A gente cuida dos Fuscas com todo carinho. Cada um deles está emplacado, legalizado e funcionando perfeitamente.”
No domingo (19), cerca de 30 Fuscas participaram de um encontro e carreata que uniram apaixonados de Feira de Santana e Santo Estêvão. O evento começou com uma concentração na cidade de Feira e seguiu rumo a Santo Estêvão, passando pelo Rio Paraguaçu.
“A carreata foi linda demais! Todo mundo em paz, numa boa. Juntamos com os amigos de Santo Estêvão e deu tudo certo. Solicitamos o apoio da Polícia Rodoviária Federal e conseguimos a autorização para usar a BR. Foi perfeito!”, relatou.
O encontro marcou também o aquecimento para outras celebrações promovidas pelo grupo, como o tradicional Forró do Fusca, que já está na 11ª edição e acontece no Clube da Euterpe, em Feira de Santana.
*Com informações do repórter Rafael Marques