Feira de Santana

Dia Nacional da Fibromialgia reforça necessidade de acolhimento, diagnóstico e tratamento multidisciplinar

Em Feira de Santana, estima-se cerca de 1.500 pessoas com fibromialgia

12/05/2025 18h38
Dia Nacional da Fibromialgia reforça necessidade de acolhimento, diagnóstico e tratamento multidisciplinar
Foto: Reprodução

Em alusão ao Dia Nacional da Fibromialgia, celebrado nesta segunda-feira (12), foi realizada uma ação de conscientização no estacionamento da Prefeitura de Feira de Santana. O objetivo foi chamar a atenção da sociedade para a realidade enfrentada por quem convive com essa síndrome crônica que provoca dores por todo o corpo, fadiga intensa, distúrbios do sono e outras limitações funcionais.

O reumatologista André Nakagaki reforçou a importância do diagnóstico correto e do tratamento adequado da doença. Segundo ele, embora não haja cura definitiva, é possível controlar os sintomas e devolver qualidade de vida ao paciente por meio de um acompanhamento multidisciplinar.

“O melhor tratamento é o multidisciplinar. Ele não envolve só as medicações que o médico vai prescrever. Existe um acompanhamento com psicólogo, psiquiatra, educador físico, fisioterapeuta, nutricionista e o uso de medicamentos. Esses quatro pilares — emocional, exercícios, alimentação e remédios — permitem reduzir a dor do paciente e aumentar sua funcionalidade no dia a dia”, explicou o médico.

De acordo com o médico, muitos pacientes com fibromialgia enfrentam dificuldades até mesmo para realizar atividades simples, como serviços domésticos. No entanto, com o tratamento adequado, é possível recuperar parte da funcionalidade e melhorar significativamente a qualidade de vida.

“A cura, no momento, não existe. Mas há controle. Podemos estabilizar a fibromialgia, permitindo que o paciente viva melhor. Muitos chegam a não conseguir trabalhar por conta das dores. A fibromialgia pode ser, sim, limitante. Mas com o acompanhamento certo, o paciente pode voltar readaptado às suas funções”, completou.

O médico também destacou a ligação entre a fibromialgia e transtornos emocionais como ansiedade e depressão, o que reforça a importância do suporte psicológico no tratamento.

Durante o evento, Eliana Araújo, presidente da ONG Amor Que Conforta, também falou sobre a atuação da instituição no apoio às pessoas com fibromialgia em Feira de Santana.

“Este é o Dia de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia. Estamos aqui para chamar a atenção da população. Em Feira de Santana, estimamos cerca de 1.500 pessoas com fibromialgia. Mas ainda falta amparo. Nós, da ONG, acolhemos essas pessoas e encaminhamos para outras instituições, como unidades de saúde e a Secretaria de Saúde. Mas ainda é preciso muito mais”, afirmou Eliana.

A ONG Amor Que Conforta oferece uma rede de apoio que inclui assistente social, advogados para questões jurídicas e previdenciárias, psicólogos, terapeuta holística, médico voluntário e equipe administrativa. Os pacientes são cadastrados e passam a ter acesso a todos os serviços oferecidos pela instituição.

“Nosso objetivo é acolher. Fazemos o cadastramento e a partir daí, a pessoa passa a usufruir dos benefícios que oferecemos, buscando melhorar sua qualidade de vida”, concluiu Eliana.

*Com informações do repórter Rafael Marques

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Com mais de 40 mil inscritos, Minha Casa, Minha Vida entra na reta final em Feira de Santana

Com mais de 40 mil inscritos, Minha Casa, Minha Vida entra na reta final em Feira de Santana

Para quem tem dificuldade em acessar as ferramentas digitais, a Secretaria de Habitação...
Feira de Santana
Caso Kauan: Comoção marca audiência de jovem baleado por engano em Feira de Santana

Caso Kauan: Comoção marca audiência de jovem baleado por engano em Feira de Santana

A audiência desta segunda marca o início da fase de instrução do processo.
Feira de Santana
Dia D de vacinação: Mais de mil doses contra a gripe foram aplicadas

Dia D de vacinação: Mais de mil doses contra a gripe foram aplicadas

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da vacinação para evitar complicações...