Dia Mundial da Natação: Especialista destaca benefícios da modalidade para todas as idades
Os benefícios da natação são inúmeros, tanto para crianças quanto para adultos e idosos
Nesta terça-feira, 8 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Natação, data dedicada à promoção e valorização da modalidade aquática em todo o mundo. Para marcar a data, Rodrigo Araújo, professor de Educação Física com especialização em natação e atividades aquáticas, destacou a importância do esporte e os benefícios que ele oferece a todas as faixas etárias.
“É um dia para fomentar e promover a modalidade. A natação, hoje, principalmente no Brasil, é considerada a terceira mais praticada, depois do futebol e do vôlei. Há uma crescente participação, inclusive em eventos da categoria máster”, pontua Rodrigo.
Segundo o professor, os benefícios da prática regular de natação são inúmeros, incluindo desde o controle do peso corporal e melhora da disposição física até impactos positivos na concentração, no sono e na qualidade de vida, especialmente para adultos e idosos.
Na infância, os ganhos também são significativos. “Na fase de bebês mesmo, a estimulação aquática faz com que o desenvolvimento seja muito mais satisfatório, no que diz respeito à coordenação motora, à flutuação e à proteção contra riscos de afogamento”, explica. Ele ressalta, no entanto, que “só o ato de nadar não evita um afogamento, mas já gera um processo educacional no praticante, para que ele saiba até onde pode ir”.
Para Rodrigo, a natação deve ser encarada como um aprendizado essencial. “Ela faz parte da vida do ser humano. Todo ser humano deveria saber nadar. Não é um diferencial, é uma necessidade”, enfatiza. Ele também lembra que, infelizmente, afogamentos ainda são comuns, o que reforça a importância do ensino da natação desde cedo.
Além do 8 de abril, o Brasil celebra também o Dia Nacional da Natação em 2 de agosto, instituído pelo Senado em homenagem à conquista da primeira medalha olímpica brasileira na modalidade, conquistada por Tetsuo Okamoto nos 1500 metros livres, nas Olimpíadas de 1952, em Helsinque, Finlândia.
O professor finaliza incentivando a prática do esporte. “A natação vai trazer diversos benefícios para quem pratica. É também uma forma de autodefesa no meio líquido. Quem nada participa de várias opções de lazer, como passeios de lancha, escuna e cruzeiros. Muita gente tem vontade, mas tem medo. A natação ajuda nisso também. Um forte abraço a todos”, conclui.