Dia dos Pais: roda de conversa discute influência paterna na construção da identidade dos filhos
Esse foi o tema discutido na roda de conversa promovida pelo Jornal do Meio Dia (Princesa FM), com a Psicóloga Mariana Cerqueira, os pais Júlio Moraes e Marcelo Falcão.
“Quem é o seu herói?” Uma pergunta que ecoa através das gerações, evocando memórias de influências poderosas e exemplos a seguir. Com frequência, essa indagação encontra sua resposta no âmbito paterno: “meu pai”, “meu padrasto”, “meu avô” – figuras que moldaram a jornada de vida com um grande impacto. A figura paterna assume uma posição de destaque, desempenhando um papel não apenas biológico, mas também emocional e educacional na vida de um indivíduo.
Esse foi o tema discutido na roda de conversa promovida pelo Jornal do Meio Dia (Princesa FM), com a Psicóloga Mariana Cerqueira, os pais Júlio Moraes e Marcelo Falcão.
De acordo com Mariana Cerqueira, nas páginas em branco da infância, o cenário que mais impacta e molda a trajetória de uma criança é o ambiente que envolve mais proximamente, ou seja, o lar.
“Geralmente o maior cenário de referência para uma criança é o ambiente familiar, ou seja, a relação com seus pais. A partir desse ponto, já entendemos a relação do papel do pai com a construção da identidade do sujeito. Portanto, os primeiros anos de vida são essenciais, não que os outros não sejam, mas os anos iniciais são de referência maior para a criança”, afirma a psicóloga.
Para Júlio Moraes, que é professor e pai do Júlio Gabriel e da Júlia Moraes, os pais são uma referência para seus filhos. “O pai é uma figura pela qual os filhos vão se espelhar, para repetir seus atos, que podem ser bons ou ruins. Portanto, precisamos estar atentos a todas as situações que ocorrem em nossas vidas e nas dos nossos filhos, já que somos referência”.
Marcelo Falcão, pai do João Marcelo e Matheus Levi, destacou o papel do pai como mentor e a influência marcante dos professores.
“Um pai precisa proteger e ensinar o que é certo e errado ao seu filho. É uma imagem de herói que se constrói para a formação de um cidadão de bem. Um professor também possui influência. Recentemente, uma aluna me sinalizou que estava tendo conflito em qual curso seguir na carreira universitária. Portanto, é um peso muito grande que um professor tem na vida de um aluno”, destaca o professor.