Dia dos Pais é data para refletir sobre as conquistas e desafios dos pais de PcDs, destaca Defensor Público
O Defensor Público André Naves, ressaltou o papel fundamental que os pais de PcDs desempenham na luta por uma sociedade mais inclusiva e justa.
Para celebrar o Dia dos Pais, neste domingo, 11 de agosto, o Defensor Público Federal André Naves, especialista em Direitos Humanos e Inclusão Social, faz questão de enfatizar para a sociedade a vida cheia de desafios, dificuldades e conquistas dos pais de pessoas com deficiência (PcDs).
Entre as muitas histórias inspiradoras, que mostram um pouco como é o cotidiano desses pais, está a de Mayer Goldzveig, de 68 anos, e seu filho David Goldzveig, de 32 anos, que tem Síndrome de Down. Desde o nascimento de David, Mayer enfrentou um misto de sentimentos.
“No primeiro momento, tive um sentimento como um luto, mas, passados alguns dias, arregaçamos as mangas, eu e minha esposa, fomos à luta tentando fazer as melhores escolhas para o David”, relembra Mayer.
David participa na capital paulista de diversas atividades socioeducativas, incluindo natação, dança e ginástica; além de frequentar nos finais de semana o Chaverim, instituição que promove a sociabilização de pessoas com deficiência intelectual. Mayer conta que, apesar das conquistas do filho, as pessoas ainda mantêm uma certa distância de seu filho e subestimam o potencial das pessoas com deficiência.
“Os pais de pessoas com deficiência enfrentam desafios únicos, desde a busca por atendimento adequado até a luta por inclusão escolar e social. Eles são verdadeiros heróis, e suas histórias de perseverança e amor incondicional são inspiradoras”, afirma o Defensor Público André Naves, ressaltando o papel fundamental que os pais de PcDs desempenham na luta por uma sociedade mais inclusiva e justa.
“Acredito que a educação e a conscientização são ferramentas poderosas para transformar nossa sociedade. Meu objetivo é inspirar as pessoas a verem a beleza na diversidade e destacar a importância de defender os direitos de todos. Que possamos celebrar esta data do Dia dos Pais com um compromisso renovado com a inclusão e os direitos humanos, para que nossos filhos cresçam em um mundo mais justo e acolhedor”, conclui.