Saúde

Dia do Psicólogo: Especialista explica como mentes saudáveis podem transformar vidas

Felipe Oliveira, psicólogo, reforça que saúde mental é fundamental para uma vida significativa

27/08/2024 19h37
Dia do Psicólogo: Especialista explica como mentes saudáveis podem transformar vidas

Nesta terça-feira (27), Dia do Psicólogo, Felipe Oliveira, profissional dedicado à saúde mental, compartilhou suas experiências e reflexões sobre a psicologia e seu impacto na vida das pessoas.

Questionado sobre sua escolha pela psicologia, ele revelou: “Acho que foi um acaso que me protegeu. Sempre gostei de humanas e, quando fiz o vestibular, a psicologia foi o curso que me atraiu. Gostei e fui ficando até hoje.”

O dia a dia de um psicólogo, segundo Felipe, é repleto de desafios, mas também de recompensas.

“Para viver uma vida significativa, é preciso coerência entre o que acreditamos e o que fazemos. Trabalhar ajudando pessoas em sofrimento a viver melhor me faz sentir realizado, mesmo sabendo que não é fácil lidar diariamente com o sofrimento dos outros.”

A saúde mental foi definida por Felipe como “viver com flexibilidade psicológica”. Ele explicou que, ao aceitarmos que o sofrimento faz parte da vida, conseguimos nos relacionar melhor com ele, sem nos desesperar.

“Ter saúde mental é saber se relacionar com o sofrimento, ao mesmo tempo em que nos cercamos de bons hábitos como atividade física, boas relações e uma alimentação balanceada.”

Felipe também abordou os sinais de que alguém pode estar enfrentando dificuldades com a saúde mental.

“Antes mesmo da pessoa se perceber mais entristecida ou angustiada, o corpo dá sinais, como alterações no apetite, no sono e até em questões dermatológicas. Esses são os primeiros alertas.”

Sobre o papel transformador da terapia, Felipe destacou a importância de revisitar traumas para construir uma nova perspectiva.

“A terapia permite que a pessoa troque a lente com a qual enxerga o seu sofrimento, o que pode tornar mais fácil conviver com ele.”

Ele compartilhou o exemplo de um paciente com fobia social que, através da terapia, conseguiu transformar sua vida. “Esse cliente passou de alguém que não saía de casa para alguém que iniciou uma faculdade e construiu vínculos significativos, reduzindo também a medicação.”

Mitos sobre a psicologia foram desmistificados por Felipe, que ressaltou: “Psicólogo não é coisa de doido, e nosso trabalho não é dar conselhos. Nossa função é escutar atentamente e ajudar a pessoa a encontrar suas próprias respostas.”

Por fim, Felipe destacou a importância das relações sociais na manutenção de uma mente saudável. “Escolher bem as pessoas que nos cercam é fundamental para nossa felicidade. Poucas coisas são mais eficientes para a saúde mental do que se cercar de gente que nos nutre emocionalmente.”

Comentários

Leia também

Saúde
Butantan pode entregar 1 milhão de doses da vacina contra dengue em 2025

Butantan pode entregar 1 milhão de doses da vacina contra dengue em 2025

Butantan-DV demonstrou 79,6% de eficácia contra casos sintomáticos da doença
Saúde
Especialista alerta para cuidados com a ferida operatória após a mastectomia

Especialista alerta para cuidados com a ferida operatória após a mastectomia

A pós-mastectomia exige uma série de cuidados para garantir uma boa recuperação.
Saúde
Preços de medicamentos sofrem reajustes em 2025

Preços de medicamentos sofrem reajustes em 2025

A medida entra em vigor nesta segunda-feira, mas ainda aguarda a assinatura do conselho...