Feira de Santana

Dia do Orgulho LGBT é marcado por troca de nome para pessoas transexuais

Semana da Diversidade segue até o próximo domingo no Boulevard Shopping

28/06/2022 12h50
Dia do Orgulho LGBT é marcado por troca de nome para pessoas transexuais
Foto: Jorge Magalhães

O Dia do Orgulho LGBT, comemorado nesta terça-feira (28), foi marcado por encaminhamentos para a mudança do nome na certidão de nascimento das pessoas transexuais. A iniciativa faz parte da Semana da Diversidade, promovida pelo Boulevard Shopping e Secretaria da Mulher, em parceria com a Defensoria Pública e Universidade de Salvador (Unifacs).

A mudança no registro é um direito das pessoas transexuais – aquelas que não se identificam com o gênero biológico. No estande montado próximo à entrada E2, no Boulevard Shopping, é possível dar início aos trâmites de adequação do nome na certidão de nascimento.

Segundo a defensora pública e coordenadora da 1ª Defensoria Pública Regional de Feira de Santana, Liliane Miranda Amaral, a emissão do documento está sendo custeada – em um número limitado – pelo Boulevard Shopping.

“Aqui no estande não é necessário apresentar documentos para dar o início ao encaminhamento. Vamos fazer as orientações e direcionar o interessado. A partir daí, com a nova certidão em mãos, é possível trocar os outros documentos”, explica.

Qualquer pessoa acima dos 18 anos pode realizar a solicitação. Vale destacar que não é necessário ter feito a cirurgia de mudança de sexo. “Quem perder a oportunidade pode procurar a Defensoria Pública para manifestar interesse. O agendamento é feito pelo número 129 ou 0800 071 3121, como também pelo site agenda.defensoria.ba.def.br”, orienta Liliane Miranda.

O chefe da Divisão de Promoção dos Direitos Humanos da Secretaria da Mulher, Fábio Ribeiro, considera a data como um momento para mostrar à sociedade que apesar da discriminação, existe “o orgulho em sermos quem somos e que nós temos que lutar pelo direito e não nos esconder atrás do preconceito”.

A programação da Semana da Diversidade segue até o próximo domingo, 3, com serviços de acolhimento, bate-papo, entretenimento e apresentações protagonizadas por artistas LGBTQIAP+. No local, está sendo disponibilizado o Balcão de Acolhimento, onde a população pode ter acesso a orientação jurídica e psicossocial com advogados, assistentes sociais e psicólogos, das 9h às 18h.

“Aqui é ofertado o acolhimento a pessoas com demandas relacionadas a preconceito, discriminação e entre outros assuntos. Além disso, é um ponto informativo sobre a diversidade”, explica Fábio Ribeiro.

*Secom

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Dissidentes da Aspra devem formar nova associação em Feira

Dissidentes da Aspra devem formar nova associação em Feira

A assembleia vai ocorrer no auditório do Hotel Acalanto, a partir das 19h30.
Feira de Santana
Professores da rede municipal protestam contra cortes no salário

Professores da rede municipal protestam contra cortes no salário

Os professores cobram resposta da Secretária de Educação sobre a pauta de reivindicações...
Feira de Santana
Após pedido de relaxamento de prisão, familiares de jovens mortos em Jaíba cobram posição da justiça