Dia do Obstetra: Entenda a importância do profissional para a gestação
Neste dia 12 de abril, ‘Dia do Obstetra’, a Associação Médica Brasileira (AMB) celebra todos os profissionais de obstetrícia do Brasil.
O médico ou a médica obstetra é o profissional responsável por acompanhar a mulher antes, durante e depois da gravidez. Esse acompanhamento ajuda a prevenir e tratar eventuais problemas de saúde para mãe e filho. Neste dia 12 de abril, ‘Dia do Obstetra’, a Associação Médica Brasileira (AMB) celebra todos os profissionais de obstetrícia do Brasil.
Em entrevista ao portal De Olho na Cidade, a obstetra Dra Márcia Suely, destacou que o acompanhamento se inicia desde antes da gravidez.
“O ideal seria que um ano antes da gestação, essa mulher já está se preparando para que realmente essa gravidez tenha o maior sucesso possível. Esse é o principal objetivo do acompanhamento pré-natal, que é feito nas pacientes de baixo risco mensalmente até a vigésima semana, a partir da vigésima semana, a cada 15 dias, até a trigésima semana e a partir daí, semanalmente, até o parto”, ressalta.
Ainda segundo a obstetra, essa assistência continua mesmo após o nascimento do bebê.
“Após o parto também precisamos acompanhar essa mulher, para saber se ela vai precisar fazer o uso de polivitamínico. Também é avaliado se ela está amamentando, se a perda de peso foi adequada e principalmente programar essa mulher para evitar a gestação até o momento que ela queira gestar novamente”, informa.