Feira de Santana

Dia de Conscientização da Doença Falciforme destaca importância do diagnóstico precoce

A conscientização sobre a doença falciforme é essencial para garantir o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, melhorando assim a qualidade de vida dos pacientes.

19/06/2024 18h09
Dia de Conscientização da Doença Falciforme destaca importância do diagnóstico precoce
Foto: Divulgação

A doença falciforme, uma das doenças genéticas mais comuns no Brasil, apresenta sua maior taxa de incidência no estado da Bahia. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), estima-se que a cada 650 nascidos vivos, um é diagnosticado com a doença, e a cada 17 nascimentos, um apresenta o traço da condição. Hoje, 19 de junho, é lembrado o Dia Internacional de Conscientização sobre a Doença Falciforme, criado pela ONU em 2008, com o objetivo de destacar o número significativo de portadores e as complicações associadas à doença.

Luciana Lima, coordenadora do Programa Mundial de Apoio à Pessoa com Doença Falciforme em Feira de Santana, falou sobre o tratamento e as características da doença.

“A doença falciforme é uma condição genética hereditária. A pessoa nasce com a doença se um dos pais tem a doença ou o traço da condição. O diagnóstico é feito através da triagem neonatal, conhecida como teste do pezinho”, explicou.

Em Feira de Santana, após o diagnóstico, os pacientes são encaminhados para acompanhamento e tratamento.

“É uma doença grave que requer muita atenção e cuidado por ser uma doença do sangue. Não tem relação com leucemia ou câncer, embora muitas pessoas confundam. A cura, quando possível, ocorre através de um transplante de medula óssea, o que não é um procedimento simples”, esclareceu.

A coordenadora ressaltou a importância do programa de apoio em Feira de Santana, que oferece assistência completa aos pacientes.

“O paciente pode procurar diretamente a unidade de saúde, mas recomendamos que inicialmente vá à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência. Lá, a enfermeira solicitará o exame de eletroforese de hemoglobina para o diagnóstico e encaminhará o paciente para o nosso programa”, orientou.

O tratamento da doença falciforme é contínuo e envolve o uso de medicações ao longo da vida para evitar crises.

“A doença causa dores nas articulações, olhos amarelados, síndrome torácica aguda, AVC, e em alguns casos, úlceras nas pernas. Portanto, requer muita atenção e cuidado”, concluiu.

*Com informações do repórter Rafael Marques

Comentários

Leia também

Feira de Santana
7ª Edição da EndoMarcha é realizada em Feira de Santana

7ª Edição da EndoMarcha é realizada em Feira de Santana

Foi realizada na manhã deste sábado, 29, a 7ª edição da EndoMarcha, evento que tem...
Feira de Santana
Centro Médico UnexMED fortalece assistência gratuita à saúde em Feira de Santana

Centro Médico UnexMED fortalece assistência gratuita à saúde em Feira de Santana

Com apenas três dias 600 pessoas já marcaram atendimento na unidade
Feira de Santana
Mais de 7 mil estudantes ainda não revalidaram o Cartão Via Feira; prazo termina em 31 de março

Mais de 7 mil estudantes ainda não revalidaram o Cartão Via Feira; prazo termina em 31 de março

A Semob reforça que não haverá prorrogação. Quem perder o prazo terá o benefício...