Feira de Santana

Dia da Vacina BCG: mais de 6 mil doses aplicadas em Feira de Santana no primeiro semestre

A aplicação da BCG deve ocorrer preferencialmente nas primeiras horas de vida, ainda na maternidade

01/07/2025 10h36
Dia da Vacina BCG: mais de 6 mil doses aplicadas em Feira de Santana no primeiro semestre
Foto: Thiago Paixão – Arquivo

Nesta terça-feira, 1º de julho, é comemorado o Dia da Vacina BCG, imunizante fundamental na proteção contra as formas graves da tuberculose. Em Feira de Santana, a Secretaria Municipal de Saúde aplicou 6.026 doses da vacina entre os meses de janeiro e junho deste ano.

Além de ser essencial na prevenção da tuberculose, a BCG também é indicada para pessoas que tiveram contato domiciliar com pacientes diagnosticados com hanseníase.

A aplicação da BCG deve ocorrer preferencialmente nas primeiras horas de vida, ainda na maternidade, mas pode ser administrada até os 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade. 

A vacina é aplicada em dose única e, normalmente, provoca uma pequena cicatriz no local da injeção – uma reação comum do organismo que pode variar de pessoa para pessoa.

“É uma vacina segura, gratuita, e protege a criança contra as formas graves da doença”, afirma o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos. 

Na rede municipal de saúde, a vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), conforme cronograma abaixo, no Hospital Inácio Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, e no Hospital Estadual da Criança.Confira o cronograma das unidades que aplicam a BCG:• UBS Serraria Brasil: terças e quintas
• UBS Cassa: segundas e quartas
• UBS Baraúnas: quartas
• UBS Caseb I e II: terças e quintas
• UBS CSU: segundas e sextas
• Dispensário Santana: segundas e sextas
• UBS Irmã Dulce: terças e quintas
• UBS Jardim Cruzeiro: terças e quintas
• UBS Mangabeira: quartas e quintas
• UBS Subaé: quartas

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Governo Municipal autoriza construção de moderna creche na comunidade de Água Grande

Governo Municipal autoriza construção de moderna creche na comunidade de Água Grande

Ao autorizar o início das obras, o prefeito José Ronaldo lembrou que está cumprindo...
Feira de Santana
Veja o que abre e fecha no feriado de 2 de Julho

Veja o que abre e fecha no feriado de 2 de Julho

Feriado de 2 de Julho altera funcionamento de serviços em Feira de Santana
Feira de Santana
Prefeitura libera pagamento de cerca de R$ 2,4 milhões referente a Lei Aldir Blanc em Feira

Prefeitura libera pagamento de cerca de R$ 2,4 milhões referente a Lei Aldir Blanc em Feira

Uma nova convocação de suplentes está prevista para o mês de julho