Feira de Santana

Dia da Prematuridade: Hospital da Mulher assegura assistência especializada a prematuros

O Novembro Roxo, campanha internacional que reforça a conscientização sobre a prematuridade

17/11/2024 06h22
Dia da Prematuridade: Hospital da Mulher assegura assistência especializada a prematuros
Foto: Jorge Magalhães – Arquivo

Neste domingo (17), celebra-se o Dia Mundial da Prematuridade, uma data dedicada à conscientização sobre os desafios e cuidados que envolvem nascimentos prematuros em todo o mundo. Alinhada a essa proposta, a campanha Novembro Roxo também ganha destaque, trazendo um alerta sobre a prematuridade e reforçando a importância dos cuidados especializados para esses bebês.

Em Feira de Santana, o Hospital da Mulher, mantido pela Prefeitura e gerido pela Fundação Hospitalar, está comprometido com o suporte integral aos prematuros e suas famílias, com serviços avançados de assistência neonatal e acolhimento.

De acordo com a diretora-presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas, a estrutura do Hospital da Mulher é composta por diferentes unidades de cuidado para bebês prematuros, que incluem a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), a Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional (UCINCo) e a Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINCa). Essas áreas são fundamentais para o acompanhamento contínuo e seguro dos recém-nascidos.

“Além do internamento nas unidades especializadas, o hospital oferece uma série de interconsultas à beira do leito com especialistas, como cirurgiões pediátricos, cardiologistas (com realização de ecocardiograma) e ortopedistas, garantindo uma avaliação completa e personalizada para cada bebê”, afirma Gilberte Lucas. Outros serviços incluem o teste do coraçãozinho, consultas com pediatras até um ano de idade, fisioterapia até dois anos e suporte com demais especialidades de acordo com as necessidades de cada criança.

A unidade hospitalar também adota o Método Canguru, que envolve três etapas de cuidados e acompanhamento próximo. Esse método é reconhecido mundialmente por promover o contato pele a pele entre mãe e bebê, fortalecendo o vínculo, regulando a temperatura corporal e incentivando a amamentação. Na terceira etapa do Método Canguru, o bebê permanece sob observação até atingir 2,5 kg, peso considerado ideal para a alta. Esse acompanhamento contribui significativamente para o desenvolvimento saudável e seguro dos prematuros, preparando-os para o crescimento fora do ambiente hospitalar

PARTOS PREMATUROS EM 2024

Em 2024, o Hospital da Mulher já registrou 437 partos prematuros até o mês de outubro. Comparado ao ano passado, quando foram contabilizados 569 partos prematuros, observa-se uma queda na taxa ao longo dos meses.

NOVEMBRO ROXO

O Novembro Roxo, campanha internacional que reforça a conscientização sobre a prematuridade, visa mobilizar a sociedade sobre a importância da prevenção e os cuidados necessários para os bebês nascidos antes do tempo. Além de informar sobre os fatores de risco, o Novembro Roxo busca sensibilizar para o impacto do nascimento prematuro nas famílias e a necessidade de suporte psicológico e social.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Psicóloga destaca impactos da ausência paterna e caminhos para a reconstrução dos vínculos

Psicóloga destaca impactos da ausência paterna e caminhos para a reconstrução dos vínculos

Segundo a psicóloga, a criança é, inicialmente, uma extensão da mãe, e o pai tem o...
Feira de Santana
Governador Jerônimo Rodrigues rebate críticas sobre valor investido pelo Estado na Marcha Para Jesus
Feira de Santana
Feira de Santana celebra 30 anos da Marcha Para Jesus com grande público

Feira de Santana celebra 30 anos da Marcha Para Jesus com grande público

O evento, que integra o calendário oficial de festas do município, reuniu milhares de...