Feira de Santana

Dia da Gestante: Fundação Hospitalar destaca o fluxo de atendimento do Hospital da Mulher

Em uma década, o complexo materno-infantil realizou quase meio milhão de atendimentos, contribuindo para o aumento significativo do fluxo de pacientes.

15/08/2024 07h05
Dia da Gestante: Fundação Hospitalar destaca o fluxo de atendimento do Hospital da Mulher
Foto: Rafael Marques

No Dia Nacional da Gestante, celebrado em 15 de agosto, a Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS), autarquia da Prefeitura, destaca a importância da assistência gratuita oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para garantir os direitos e a atenção obstétrica no Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher. Em uma década, o complexo materno-infantil realizou quase meio milhão de atendimentos, contribuindo para o aumento significativo do fluxo de pacientes.

Os serviços assistenciais do Hospital da Mulher já beneficiaram 427.349 pessoas, com 115.206 internações realizadas. Nesse período, nasceram 76.970 crianças no hospital, o que corresponde a uma média de 7.697 nascimentos por ano. De acordo com estatísticas do sistema de Tecnologia da Informação (TI) da Fundação Hospitalar, houve um aumento de 11,53% nos partos normais em comparação aos partos cesáreos nos últimos 10 anos, totalizando 41.060 partos normais e 35.919 cesáreas.

Gilberte Lucas, presidente da Fundação Hospitalar, ressaltou a importância da data: “Este dia é dedicado à atenção e aos cuidados que toda grávida deve receber para uma gestação saudável.” Ela destacou ainda a relevância do acompanhamento hospitalar para gestantes de alto risco.

“Disponibilizamos uma enfermaria com oito leitos rotativos exclusivamente para o acolhimento de gestantes de alto risco e aquelas que precisam permanecer internadas até o término da gestação, recebendo cuidados da equipe médica. Nosso compromisso é oferecer, no complexo materno-infantil do Hospital da Mulher, o suporte necessário para que esse momento seja o mais seguro e prazeroso possível para as mães que nos procuram”, afirmou Gilberte Lucas.

Marilza Carvalho, estudante de 19 anos e residente em Santa Luz, compartilhou sua experiência: “Fiz todos os exames pré-natais na minha cidade, mas fui encaminhada ao Hospital da Mulher devido a algumas complicações de médio risco. Já completei os nove meses de gestação, mas ainda não entrei em trabalho de parto. Por isso, estou internada aqui e vou fazer exames de ultrassom para avaliação médica. Estou sendo bem acolhida, obrigada”, disse Marilza, que será mãe pela primeira vez.

Estudos indicam que a gestação de alto risco afeta entre 10% e 15% das mulheres grávidas. Para garantir o desenvolvimento saudável da gestação e do recém-nascido, sem comprometer a saúde materna, o acompanhamento começa no Ambulatório de Especialidades do HIPS, que oferece atendimento ao Programa de Planejamento Familiar, com contraceptivos de média e longa duração disponíveis todas as sextas-feiras. De janeiro a julho deste ano, foram realizados 1.358 acompanhamentos de pré-natal de alto risco no ambulatório do Hospital da Mulher.

Exemplos de gestantes que devem realizar o seguimento pré-natal de alto risco:

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Fábrica em Feira de Santana é a única do Brasil a produzir placa de gesso de alta resistência

Fábrica em Feira de Santana é a única do Brasil a produzir placa de gesso de alta resistência

A unidade anunciou em outubro, projeto de modernização, ao assinar protocolo de intenções...
Feira de Santana
Prefeitura promove última edição de Orientação Profissional com foco em gestão do tempo

Prefeitura promove última edição de Orientação Profissional com foco em gestão do tempo

Programação reforça oportunidades para jovens no mercado de trabalho 
Feira de Santana
Votação do Orçamento para 2025 inicia nesta semana na Câmara

Votação do Orçamento para 2025 inicia nesta semana na Câmara

A presidente Eremita Mota detalhou o planejamento das próximas etapas