Defensoria em Feira de Santana lança formulário para mapear necessidades da população LGBT local
Documento pode ser preenchido pela internet via formulário do Google. As informações coletadas vão subsidiar ações para a população LGBTQIA+ em Feira
A Defensoria Pública da Bahia na comarca de Feira de Santana lança nesta quarta-feira (17), Dia Internacional Contra a Lgbtfobia, uma consulta pública direcionada para a população LGBTQIA+ para levantar informações sobre as necessidades locais desse público.
Por meio de formulário online, via Google Forms, é possível responder a 21 questões objetivas que identificam, por exemplo: se as pessoas trans em Feira de Santana estão precisando realizar a mudança do nome de batismo para o nome social nos registros públicos, se já vivenciaram violência psicológica, física ou sexual devido à sua orientação sexual, se já enfrentaram dificuldades de acesso a emprego ou a políticas públicas, entre outros.
De acordo com a defensora pública Gisela Baer, para enfrentar a lgbtfobia, a Defensoria precisa conhecer a população e os locais onde ela mais acontece. Segundo ela, que atua na comarca, apesar de os defensores e defensoras saberem que a demanda existe, ainda são poucos os casos que chegam para a instituição em Feira.
“Os dados coletados vão orientar a nossa atuação. A Defensoria tem atendido casos de retificação de nome e gênero nos registros públicos, mas ainda são poucos. Se, a partir do formulário, a gente identificar que existe uma grande demanda, podemos organizar um mutirão. Também podemos organizar uma ação educativa nos locais onde houver mais relatos de LGBTfobia”, explicou.
Pessoas LGBTQIA+ que tiverem sofrido alguma violação de direito podem buscar atendimento na sede da Defensoria Pública, situada na Av. Maria Quitéria, 1235 – Ponto Central, Feira de Santana – BA. Ou ligar para os números Disque 129 e 0800 071 3121. Para acessar o formulário, basta clicar no link abaixo e estar logado com um e-mail válido.
*Defensoria Pública