Dezembro Vermelho: Quatro casos de HIV e 9 de sífilis confirmados em uma semana
Centro de Saúde Especializada intensifica testagem para ISTs e reforça ações de prevenção
Em adesão à campanha Dezembro Vermelho, que busca conscientizar sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento do HIV/AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), o Centro de Saúde Especializada (CSE) intensificou, entre os dias 2 e 6 de dezembro, a realização de testes rápidos. Durante o período, o atendimento foi ampliado, sem interrupção no horário de almoço, permitindo maior acesso ao serviço, especialmente para quem trabalha durante o dia.
De acordo com Joice Marques, supervisora do CSE, 80 pacientes foram atendidos ao longo da semana. “Tivemos 4 diagnósticos positivos para HIV e 9 para sífilis. Os pacientes foram encaminhados para tratamento e acompanhamento nos serviços especializados”, destacou Joice.
Os casos de sífilis são tratados no próprio serviço de IST do CSE, que oferece acompanhamento completo para garantir a cura da doença, que é transmitida sexualmente, mas tem tratamento eficaz. Já os pacientes diagnosticados com HIV são direcionados para o Serviço de Assistência Especializada (SAI), que conta com equipe multidisciplinar formada por médicos infectologistas, odontologistas, psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas.
“No SAI, eles fazem exames de carga viral, CD4 e recebem acompanhamento contínuo. Aqui no CSE, temos atualmente 4.203 pacientes em tratamento e, somente em 2024, até novembro, foram diagnosticados 316 novos casos de HIV/AIDS”, informou Joice.
Além disso, o CSE oferece profilaxias pré e pós-exposição ao HIV. A PEP (profilaxia pós-exposição) é destinada a situações de risco, como acidentes ocupacionais, violência sexual ou relações desprotegidas, sendo eficaz quando iniciada em até 72 horas após a exposição. Já a PrEP (profilaxia pré-exposição) é indicada para pessoas em situação de vulnerabilidade, como casais sorodiferentes, e é realizada com uso contínuo de medicamentos.
Além do HIV e sífilis, o CSE realiza testes rápidos para hepatites B e C, com encaminhamento para o setor de hepatologia nos casos positivos. Segundo Joice Marques, o preservativo continua sendo a forma mais eficaz de prevenção contra as ISTs.
A testagem no CSE é realizada de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h, sem necessidade de agendamento. Para ampliar o acesso, a equipe estará no Shopping Popular na segunda-feira, dia 9, das 8h às 12h30, promovendo testes rápidos para a população.