Feira de Santana

Dezembro Verde: campanha alerta para o aumento de abandono de animais no período de férias

A campanha Dezembro Verde reforça a importância da adoção consciente e da responsabilidade com os animais, especialmente em um período em que o abandono se torna ainda mais evidente.

24/12/2024 12h20
Dezembro Verde: campanha alerta para o aumento de abandono de animais no período de férias

No Brasil, o abandono de animais é uma realidade alarmante. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), há cerca de 30 milhões de animais abandonados no país, sendo 20 milhões de cães e 10 milhões de gatos. Esse problema se agrava durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, período marcado por celebrações e férias, quando muitas famílias se desfazem de seus animais de estimação.

Para combater esse cenário, foi lançada a campanha Dezembro Verde, que busca conscientizar a sociedade sobre o abandono e a importância da responsabilidade ao adotar um animal. Patrícia Santos, idealizadora e presidente da ONG Patinhas de Rua, ressalta o impacto dessa época do ano no aumento dos casos de abandono.

“Essa época é muito difícil, porque as pessoas tendem a viajar e, muitas vezes, não têm com quem deixar o bichinho. Aí, procuram o caminho mais fácil, que é o abandono”, explica Patrícia. Segundo ela, a conscientização é um trabalho contínuo, mas o foco se intensifica em dezembro, quando os números disparam.

Patrícia alerta sobre a importância de refletir antes de adotar: “As pessoas que não têm essa responsabilidade, não adotem, gente. Porque os bichinhos não são objetos. Eles necessitam de cuidados, sentem fome, sede, frio. Ninguém é obrigado a ter um animal, mas, desde que tenha, precisa ser com responsabilidade, porque cada um é responsável pelo seu.”

A presidente da ONG também chama atenção para a necessidade de empatia ao lidar com o problema.

“Se a pessoa é empática, já está meio caminho andado para evitar tanta insensibilidade. Esses animais sentem frio, fome e precisam de cuidados. Se alguém sabe que gosta de viajar e não terá com quem deixar o animal, o melhor é não adotar. Do contrário, será mais um na rua, e nós não damos conta.”

A ONG Patinhas de Rua, que atua em Feira de Santana desde 2014 e foi legalizada em 2016, realiza um trabalho essencial de resgate, tratamento e acompanhamento de animais abandonados. No entanto, Patrícia destaca que os recursos são limitados: “ONGs e protetores independentes não dão conta, ainda mais sem ajuda e sem recursos.”

Para aqueles que desejam contribuir, é possível doar para a ONG por meio da plataforma Apoia.se, com valores a partir de R$ 1. O link para doações pode ser encontrado no Instagram da organização: @patinhasderuafsa.

*Com informações da repórter Isabel Bomfim

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Fornecimento de água será interrompido na quarta-feira (14) em Feira de Santana e região 

Fornecimento de água será interrompido na quarta-feira (14) em Feira de Santana e região 

Os trabalhos devem ser concluídos apenas à meia-noite do mesmo dia. 
Feira de Santana
Nova diretoria da CDL Jovem de Feira de Santana toma posse com foco em inovação, formação e protagonismo empresarial

Nova diretoria da CDL Jovem de Feira de Santana toma posse com foco em inovação, formação e protagonismo empresarial

Durante a solenidade, os discursos reforçaram a importância do papel da juventude na...
Feira de Santana
Clínica Vero Serenità celebra dois anos com ampliação e novos profissionais

Clínica Vero Serenità celebra dois anos com ampliação e novos profissionais

A clínica, que nasceu com foco em odontologia e estética, agora abraça um conceito ainda...