Devotos se reúnem em louvor à Santa Bárbara e caruru é servido no Centro de Abastecimento
Celebração reuniu centenas de fiéis
Celebrado todos os anos no Centro de Abastecimento, o dia de Santa Bárbara comemorado neste sábado (4), foi iniciado com uma celebração da Santa Missa na Igreja Senhor dos Passos. O Padre Elielson do Carmo destacou a importância da festa de Santa Bárbara para Feira de Santana.
“É uma alegria poder estarmos aqui nesse dia comemorando a festa de Santa Bárbara, que é conhecida como padroeira das tempestades, das intempéries da nossa vida e a gente quer rogar de Santa Bárbara proteção e graças ao céu. É uma missa muito importante, que já tem uma história aqui na nossa cidade, ela acontecia costumeiramente lá no centro de abastecimento, mas por conta das situações de covid a gente decidiu trazer para a Igreja Senhor dos Passos, mas não tira o brilho e a glória da festa de Santa Bárbara.” Disse.
O prefeito Colbert Martins Filho também esteve presente na missa em homenagem a Santa e pontuou a importância da celebração para o fortalecimento do Centro de Abastecimento.
“Eu acho que tradição se mantém quando a gente faz no dia, mas hoje houve uma decisão pra fazer uma antecipação e eu espero que essa cada vez a gente possa transformar em mais força essa tradição que está perdendo a sua vitalidade, porque a tradição não é só distribuir o caruru, é importante que a gente tenha uma tradição forte com um centro de abastecimento que se Deus permitir a gente vai ter muito mais força ainda pra colocá-lo melhor.” Pontuou.
Ao final da celebração, os fiéis e devotos, se dirigiram em procissão até o Centro de Abastecimento. Em entrevista ao De Olho na Cidade, o devoto da Santa, Francisco Macedo, destacou que sempre que possível está presente nos festejos.
“Santa Bárbara é uma santa guerreira, rainha do trovão, ela é poderosa, ela tem milagre, ela tem poder, tudo que eu peço a ela sou alcançado com seu poder, é uma mãe viva e maravilhosa. Então, com Santa Bárbara quem tem fé não cai, é o que eu peço a Deus de manhã, meio-dia e de noite, que os quatro cantos do Brasil sejam abençoados por Deus e Santa Bárbara.” Disse.
Ao meio-dia, no Restaurante Popular, será servido o tradicional caruru para duas mil pessoas.
Diante o aumento do número de casos da Covid não haverá banho de cheiro e nem o samba de roda. Os participantes deverão usar máscara.
Os festejos em louvor a santa, que no sincretismo religioso é conhecida como Iansã, tiveram início na última quarta-feira (30) com o tríduo preparatório na Paróquia Senhor dos Passos. Neste ano, o tema da festa é “Bendito o que vem em nome do Senhor!”.
*Com informações do repórter Sotero Filho