Detran-BA inaugura Consultório PcD em Feira de Santana e amplia acesso a exames
Unidade vai atender cerca de 500 pessoas por mês e evitar deslocamentos para Salvador.
O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) inaugurou nesta sexta-feira (22), o Consultório PcD em Feira de Santana. O espaço vai funcionar no Complexo Policial do Jomafa, na Rua A, e tem como objetivo atender pessoas com deficiência (PcD) que necessitam realizar os exames médicos exigidos para a obtenção ou renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O diretor-geral do Detran-BA, Max Passos, destacou a relevância da iniciativa, lembrando o histórico de dificuldades enfrentadas pela população.
“Quando assumi a diretoria de habilitação, tínhamos quase quatro mil pessoas aguardando para fazer o exame PcD, porque só contávamos com dois médicos. Abrimos credenciamento e hoje temos 20 clínicas conveniadas, além de mutirões no interior. Agora, com os consultórios regionalizados, o atendimento será permanente”, explicou.
Segundo Max, Feira de Santana é a segunda cidade a receber um consultório fixo, após Vitória da Conquista.
“Esse é o segundo consultório PcD inaugurado no estado e o primeiro que entrego como diretor-geral. Ele vai beneficiar não só Feira de Santana, mas toda a região, como Alagoinhas, Serrinha e outras cidades. Calculamos que cerca de 400 a 500 pessoas sejam atendidas por mês”, afirmou.
O procurador Guga Leal ressaltou a importância do equipamento para encurtar distâncias e valorizar o protagonismo regional de Feira de Santana.
“Antes, muitos cidadãos precisavam se deslocar até Salvador. Agora, poderão fazer o exame em Feira, sem enfrentar tanta espera. A prefeitura está de portas abertas para apoiar essa iniciativa, que coloca o município em posição de destaque. Feira de Santana é a segunda maior cidade da Bahia e precisa ser reconhecida pelo papel que exerce no estado e no Brasil”, disse.
O deputado federal Zé Neto também destacou a conquista e agradeceu o empenho do Governo do Estado e da direção do Detran.
“Primeiro, quero parabenizar o diretor Max e toda a equipe por essa conquista. As pessoas com deficiência sempre reclamaram da dificuldade em marcar o exame, já que precisavam se deslocar até Salvador. Agora, com esse consultório, o atendimento será regionalizado, com mais rapidez e qualidade. Feira de Santana ganha muito com isso, e é importante reconhecer também o papel do governador Jerônimo, que tem cobrado descentralização e fortalecimento do Detran no interior”, afirmou.
O delegado Yves Correia, coordenador regional da Polícia Civil, destacou a relevância do consultório para assegurar direitos constitucionais e reforçou a importância de Feira de Santana como polo regional.
“É mais uma aquisição muito importante para nossa cidade. A acessibilidade é um direito fundamental, e não é justo que pessoas já vulnerabilizadas precisem pegar estrada até Salvador para conseguir atendimento. Como Polícia Civil, ficamos felizes em ver esse avanço, especialmente porque o coordenador do Ciretran é oriundo da nossa instituição, e sua gestão já mostra resultados concretos. Feira precisa ser vista como a protagonista que é, e esse consultório reforça esse papel”, destacou.
*Com informações da repórter Isabel Bomfim