Desenvolvimento de Feira de Santana é debatido em evento com ex-senador Waldeck Ornélas
O objetivo foi fomentar um diálogo entre especialistas, líderes empresariais e a comunidade sobre o futuro econômico e estrutural da cidade.
Feira de Santana foi palco de um importante debate sobre o futuro da cidade na quinta-feira (13), durante um evento realizado no Edifício Multiplace. O encontro contou com a presença do ex-senador Waldeck Ornélas, especialista em planejamento urbano-regional, que compartilhou sua experiência e visão sobre os desafios e perspectivas para o desenvolvimento do município.
Com o tema “Feira de Santana – Desafios e Perspectivas”, o evento foi promovido pelo Instituto Pensar Feira, Instituto Desenvolve Bahia, Sebrae, Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (ACEFS), CIFS, Sicomfs, CDL, Convention & Visitors Bureau de Feira de Santana e Sindfeira. O objetivo foi fomentar um diálogo entre especialistas, líderes empresariais e a comunidade sobre o futuro econômico e estrutural da cidade.
Waldeck Ornélas destacou a importância de uma reflexão aprofundada sobre o desenvolvimento de Feira de Santana.
“A provocação é pensar Feira. Esse, aliás, é o nome do Instituto. Eu estou tentando trazer uma contribuição sobre a visão que tenho a respeito da cidade. Estamos em um ano que pode se tornar um ano de ouro para a Bahia, com decisões importantes sendo tomadas, como o caso da Via Bahia e da FICO FIOL”, pontuou.
O ex-senador também ressaltou a força comercial da cidade e a necessidade de traçar um novo ciclo de crescimento.
“Vamos explorar quais são as tendências atuais e que medidas são necessárias para dar início a um novo ciclo de desenvolvimento. Aquele ciclo lá de trás já se esgotou, agora é preciso atualizar a visão”, enfatizou Ornélas.
Lideranças destacam importância do debate
O presidente da ACEFS, Genildo Melo, celebrou a realização do evento e a presença de Waldeck Ornélas.
“É uma grande satisfação e uma honra receber uma das cabeças mais importantes que a Bahia tem. Ele é um homem que pensa no desenvolvimento econômico do estado. A ACEFS se associa às demais entidades empresariais justamente para prestigiar esse momento e contribuir com propostas para o crescimento da cidade”, disse.
Já Edson Piaggio, presidente do Instituto Pensar Feira, destacou o compromisso com a reflexão sobre o futuro de Feira de Santana.
“Estamos trazendo um grande estudioso da economia baiana que conhece muito as possibilidades da cidade. Queremos ouvir sobre as grandes obras de infraestrutura que estão ocorrendo na Bahia e como Feira de Santana pode se posicionar nesse cenário”, afirmou.
Para o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Cristiano Lobo, o evento foi uma oportunidade única para planejar o crescimento da cidade.
“A presença de Waldeck Ornélas certamente trará contribuições valiosas para que Feira de Santana possa utilizar dessa fonte de sabedoria para seu planejamento e desenvolvimento”, destacou.
O deputado federal Zé Neto ressaltou a importância do debate sobre o papel econômico de Feira de Santana.
“A cidade precisa sempre estar sendo irrigada de desenvolvimento e relacionamento com os entes públicos e privados. Temos que lembrar também da contribuição de programas sociais e habitacionais, como o Minha Casa Minha Vida, que trouxe 62 mil unidades para Feira”, pontuou.
Já o prefeito Zé Ronaldo elogiou a profundidade da análise de Ornélas.
“Ele trouxe dados importantes sobre Feira e destacou a necessidade de avançarmos em projetos estruturantes, como a ferrovia e um aeroporto de cargas. Isso é fundamental para o crescimento da cidade”, afirmou.
*Com informações do repórter Rafael Marques