Polícia

Desdobramento da Operação El Patrón leva PF a investigar PMs por lavagem de dinheiro em Feira de Santana

Equipes das Forças Estaduais e Federal cumprem quatro mandados de busca e apreensão contra os policiais

28/05/2025 07h54
Desdobramento da Operação El Patrón leva PF a investigar PMs por lavagem de dinheiro em Feira de Santana
Foto: Flávia Vieira/ Ascom SSP

Três policiais militares suspeitos de integrar uma organização criminosa envolvida com lavagem de dinheiro e extorsão são alvos nesta quarta-feira (28), da ‘Operação Fallen’, deflagrada pela Polícia Federal, pela Secretaria da Segurança Pública (COGER/FORCE), pelo Ministério Público e pela PM em Feira de Santana.

Equipes das Forças Estaduais e Federal cumprem quatro mandados de busca e apreensão contra os policiais, que são suspeitos também de praticar receptação qualificada. Constatou-se que o braço armado da ORCRIM promoveu a destruição de provas que estavam armazenadas em meio digital.

O caso em investigação é um desdobramento da operação El Patrón, deflagrada no dia 7/12/2023, a qual efetuou 10 mandados de prisão preventiva, 33 mandados de busca e apreensão, bloqueio de mais de R$ 200 milhões das contas bancárias dos investigados e o sequestro de 26 propriedades urbanas e rurais, além da suspensão de atividades econômicas de seis empresas.

A operação recebeu o nome FALLEN, que em português significa “caído”, devido à participação de membros da segurança pública na agremiação criminosa, indicando assim a degradação moral e a perda de valores éticos desses profissionais.

A investigação continuará para apuração de eventuais outros envolvidos e fatos conexos. Se condenados pelos crimes cometidos, os investigados se sujeitarão a penas máximas que, somadas, podem ultrapassar 26 anos de reclusão.

Comentários

Leia também

Polícia
PF deflagra operação contra venda ilegal de cigarros eletrônicos em Salvador

PF deflagra operação contra venda ilegal de cigarros eletrônicos em Salvador

Tabacarias e residência foram alvos da ação que investiga comércio clandestino de vapes,...
Polícia
Mulher é assassinada a facadas no bairro Parque Ipê, em Feira de Santana

Mulher é assassinada a facadas no bairro Parque Ipê, em Feira de Santana

A Delegacia de Homicídios (DHPP) está à frente da investigação para apurar as circunstâncias,...
Polícia
Homem acusado de extorquir empresários da saúde em Feira é preso com seis condenações definitivas