Política

Desaprovação do governo Lula chega a 57%, aponta pesquisa Quaest

O levantamento, encomendado pela Genial Investimentos, foi realizado entre os dias 29 de maio e 1º de junho

04/06/2025 08h02
Desaprovação do governo Lula chega a 57%, aponta pesquisa Quaest
Foto: Ricardo Stuckert/PR

A desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu para 57% e atingiu o pior índice desde o início do mandato, segundo pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (4). O levantamento, encomendado pela Genial Investimentos, foi realizado entre os dias 29 de maio e 1º de junho com 2.004 pessoas de 16 anos ou mais em todo o Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

A aprovação caiu para 40%, também o menor patamar desde a posse em janeiro de 2023. No último levantamento, realizado no fim de março e divulgado em abril, a desaprovação era de 56% e a aprovação de 41%. O percentual de entrevistados que não souberam ou não quiseram responder permaneceu estável em 3%. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Apesar do cenário nacional desfavorável, o Nordeste continua sendo a única região onde a maioria dos eleitores ainda aprova o governo Lula. Segundo a pesquisa, 54% dos nordestinos afirmam aprovar o presidente, ante 44% que desaprovam. Na rodada anterior, os números estavam tecnicamente empatados, com 52% de aprovação e 46% de rejeição. A margem de erro na região é de quatro pontos.

Nos recortes por gênero, Lula tem maior rejeição entre as mulheres: 54% desaprovam e 42% aprovam. Na pesquisa anterior, os índices eram de 53% e 43%, respectivamente. Entre os homens, o cenário se mantém estável, com 59% de desaprovação e 39% de aprovação. A margem de erro nesse grupo é de três pontos percentuais.

Por faixa etária, a pior avaliação vem dos jovens entre 16 e 34 anos, onde 60% desaprovam e 37% aprovam. Na faixa de 35 a 59 anos, a desaprovação subiu de 54% para 59%, enquanto a aprovação caiu de 44% para 38%. Já entre os eleitores com 60 anos ou mais, há empate técnico: 52% aprovam e 45% desaprovam.

Na análise por escolaridade, a rejeição ao governo Lula é elevada entre os eleitores com ensino médio (61%) e ensino superior (64%). Já entre os que têm até o ensino fundamental, há empate técnico: 50% aprovam e 47% desaprovam. Isso representa uma mudança em relação a levantamentos anteriores, quando Lula era mais aprovado nesse segmento.

No recorte por religião, os católicos que desaprovam o governo passaram a ser maioria pela primeira vez, revertendo o cenário de janeiro, quando a aprovação era maior. Na pesquisa anterior, havia empate técnico nesse grupo.

Já entre os diferentes grupos raciais, a desaprovação segue alta entre os pardos, passando de 52% em abril para 56%. A aprovação caiu de 45% para 40%, distante dos 59% registrados em julho de 2023. Entre os brancos, 62% desaprovam e 37% aprovam — cenário praticamente estável. Pretos, por outro lado, voltaram a aprovar mais o governo: 52% aprovam e 46% desaprovam. Em abril, os índices eram de 46% de aprovação e 51% de rejeição.

A pesquisa revela um quadro de desgaste crescente para o governo Lula em diversos segmentos sociais, mesmo com avanços pontuais como o aumento da aprovação no Nordeste e entre eleitores pretos.

Comentários

Leia também

Política
Bahia tem 10 dos 150 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional

Bahia tem 10 dos 150 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional

Lista dos 'cabeças do Congresso' foi divugalda nesta sexta-feira (11), pelo DIAP
Política
‘Trump está incomodado com a importante posição que o Brasil tem hoje na geopolítica mundial’, diz Deyvid Bacelar

‘Trump está incomodado com a importante posição que o Brasil tem hoje na geopolítica mundial’, diz Deyvid Bacelar

Atualmente, segundo ele, o Brasil é dependente da importação de combustíveis refinados...
Política
Lula usa boné ‘Brasil é dos brasileiros’ após crise com EUA

Lula usa boné ‘Brasil é dos brasileiros’ após crise com EUA

Atitude do petista é vista como uma reafirmação da soberania do Brasil diante das tentativas...