Política

Deputados dos EUA pedem que FBI investigue ataques em Brasília

Os parlamentares, todos do Partido Democrata, pediram a revogação do visto diplomático de Bolsonaro

13/01/2023 14h50
Deputados dos EUA pedem que FBI investigue ataques em Brasília
Foto: José Cruz/Agência Brasil

Deputados norte-americanos enviaram ao presidente Joe Biden uma carta pedindo que os Estados Unidos coloque o FBI (polícia federal americana) para investigar se os ataques às sedes dos Três Poderes foram planejados em território norte-americano, onde estava o ex-presidente Jair Bolsonaro durante os atos.

O documento, assinado por 46 deputados (todos do Partido Democrata), pede ainda que o Biden revogue o visto diplomático do ex-presidente brasileiro e que não permita que os EUA sirva de refúgio para ele. A carta foi enviada na noite da última quarta-feira (11).

“O Sr. Bolsonaro voou para a Flórida antes do final de seu mandato (…) e estamos preocupados com os relatos de que ele atualmente reside em Orlando. Os EUA não devem dar abrigo a ele ou a qualquer autoritário que tenha inspirado tamanha violência contra as instituições democráticas. (…)”, recomendam os deputados na carta.

Bolsonaro está em Orlando, na Flórida, desde 30 de dezembro. Na carta, os deputados citam o estado, pedindo que o Departamento de Justiça responsabilize “quaisquer atores baseados na Flórida, que possam ter financiado ou apoiado os crimes violentos de 8 de janeiro”.

“O ataque ilegal e violento em 8 de janeiro contra as instituições do governo brasileiro foi construído sobre meses de invenções pré e pós-eleitorais do Sr. Bolsonaro e seus aliados, alegando que a eleição presidencial de 30 de outubro havia sido roubada”, escreveram os parlamentares.

*Metro 1

Comentários

Leia também

Política
INSS: Lula anuncia devolução milionária para aposentados e pensionistas

INSS: Lula anuncia devolução milionária para aposentados e pensionistas

Pagamento será feito em parcela única com correção pela inflação
Política
Lula chama tarifa de Trump de inadmissível, acena com retaliação e diz que Brasil acionará OMC

Lula chama tarifa de Trump de inadmissível, acena com retaliação e diz que Brasil acionará OMC

Presidente ainda afirmou que se reunirá com empresários exportadores para discutir os...
Política
Tarifaço de Trump: Alcolumbre e Motta dizem que Congresso está pronto para defender economia

Tarifaço de Trump: Alcolumbre e Motta dizem que Congresso está pronto para defender economia

Alcolumbre e Hugo Motta divulgaram nota conjunta em que defendem diálogo, mas ressaltam...