Deputado Robinson Almeida propõe e ALBA aprova audiência pública para criação de universidade federal em Feira de Santana
O objetivo é aprofundar estudos e dar continuidade às ações de comissões anteriores que avaliaram a viabilidade da implantação da Universidade Federal do Portal do Sertão (UFPS).
A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou por unanimidade, na terça-feira (02), o requerimento do deputado estadual Robinson Almeida (PT) para a realização de uma audiência pública que discutirá a criação de uma nova universidade federal com sede em Feira de Santana. A data, o horário e o local do debate ainda serão definidos.
O requerimento prevê a mobilização de um Grupo de Trabalho formado por representantes da comunidade acadêmica e externa da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), especialmente do campus de Feira de Santana. O objetivo é aprofundar estudos e dar continuidade às ações de comissões anteriores que avaliaram a viabilidade da implantação da Universidade Federal do Portal do Sertão (UFPS).
Segundo o deputado Robinson Almeida, a criação da UFPS em Feira de Santana busca fortalecer a educação superior pública, gratuita e de qualidade na Bahia, além de promover o desenvolvimento regional na Região Geográfica Intermediária do Portal do Sertão, que abrange mais de 80 municípios.
A audiência pública contará com representantes do Ministério da Educação, reitores de universidades federais, gestores municipais e estaduais, lideranças comunitárias, movimentos sociais e acadêmicos. O parlamentar destacou que o debate será amplo e democrático, abordando impactos, desafios e oportunidades relacionados à criação da nova universidade.
A proposta prevê aproveitamento da infraestrutura já existente no campus da UFRB em Feira de Santana, além dos recursos humanos disponíveis, garantindo expansão planejada e articulada com a sociedade local. O objetivo é assegurar transparência e protagonismo da população e dos setores interessados na construção de uma política pública educacional de longo prazo.
Robinson Almeida afirmou que a iniciativa reflete o compromisso com a ampliação da educação superior na Bahia, considerada essencial para o desenvolvimento regional e o fortalecimento do estado. O parlamentar também apoia discussões sobre a criação das Universidades Federais do Nordeste da Bahia (UFNB) e da Chapada Diamantina (UFCD).