Bahia

Deputado Radiovaldo comemora retomada das sondas da Petrobras na Bahia com expectativa de dobrar produção até 2029

A expectativa é de que cerca de 1.500 empregos diretos e indiretos sejam gerados na região do chamado “cinturão do petróleo”

23/05/2025 09h05
Deputado Radiovaldo comemora retomada das sondas da Petrobras na Bahia com expectativa de dobrar produção até 2029

Após quase sete anos de paralisação, a Petrobras voltou a perfurar poços terrestres na Bahia, marcando o início de um novo ciclo de crescimento para o estado. A retomada acontece com a operação da sonda de perfuração EBS-08, localizada no município de São Sebastião do Passé, no Campo de Taquipe, onde o governador Jerônimo Rodrigues estará presente na próxima terça-feira (27).

A novidade foi anunciada pelo deputado estadual e sindicalista Radiovaldo Costa (PT).

“É uma boa notícia para a Bahia e para a nossa economia. A Petrobras já colocou em operação a primeira sonda e o objetivo é perfurar 100 novos poços ao longo dos próximos três anos”, comemorou.

Radiovaldo destacou que a retomada só foi possível graças à mudança de governo e à nova direção da estatal.

“Foram quase sete anos de desmonte. Lutamos contra a privatização de campos de petróleo em municípios como São Sebastião do Passé, Pojuca, Catu, Alagoinhas, Esplanada e Araçás. Com a mudança de governo e da presidência da Petrobras, passamos a cobrar investimentos, e finalmente eles chegaram”, disse.

Além da EBS-08, outras duas sondas com capacidade de perfuração de até 4 mil metros entrarão em operação ainda neste segundo semestre, além de 12 novas sondas de produção, totalizando 26 unidades em atividade no estado.

A expectativa é de que cerca de 1.500 empregos diretos e indiretos sejam gerados na região do chamado “cinturão do petróleo”, que abrange cidades como São Sebastião, Catu, Pojuca, Alagoinhas, Araçás, Entre Rios e Esplanada.

“Esses investimentos impulsionam a cadeia produtiva: transporte, manutenção, montagem, construção civil, hotelaria, restaurantes e postos de combustível. É uma retomada com impacto positivo em diversas frentes da economia baiana”, afirmou.

Outro destaque do projeto é o aumento na produção de petróleo. Segundo o parlamentar, a meta é sair dos atuais 13 mil barris por dia para aproximadamente 30 mil barris diários até 2029.

“Isso eleva a arrecadação de impostos para o estado e para os municípios produtores, fortalecendo ainda mais a economia local”, completou.

Radiovaldo alertou para a importância de preparar a mão de obra baiana para ocupar as vagas que estão sendo criadas.

“Hoje, 60% dos trabalhadores da sonda EBS-08 são de Sergipe. Nada contra os sergipanos, mas precisamos garantir que os empregos fiquem na Bahia. Já dialogamos com a empresa para substituir gradualmente esses profissionais por trabalhadores baianos. Mas, para isso, é preciso gente qualificada, preparada para operar sondas — que são equipamentos altamente técnicos e exigem mão de obra especializada.”

Ele revelou que já existem articulações com o SENAI e outras instituições para a criação de cursos voltados à indústria do petróleo.

“Se a gente não tiver um programa forte de qualificação, a empresa vai buscar gente de fora e isso seria um desperdício de oportunidade para os nossos jovens, que estão desempregados e precisam apenas de uma chance para se capacitarem”, afirmou.

Na próxima terça-feira (27), o governador Jerônimo Rodrigues visitará, pela primeira vez, uma sonda de perfuração em operação na Bahia.

“A presença do governador reforça o compromisso com o desenvolvimento da indústria do petróleo no estado e simboliza o apoio político necessário para garantir esses avanços”, disse Radiovaldo. A diretora de Exploração e Produção da Petrobras, Silvia dos Anjos, também estará presente.

O deputado também defendeu a retomada da indústria naval na Bahia, que teve sua presença enfraquecida nos últimos anos.

“A Bahia tem o maior litoral entre os estados brasileiros com acesso ao mar e não tem uma indústria naval consolidada. Já tivemos as plataformas P-59 e P-60 construídas aqui, e agora estamos cobrando que a Petrobras volte a construir navios e plataformas no estado. Isso será fundamental para gerar ainda mais empregos e fortalecer a nossa economia.”

Radiovaldo foi enfático ao afirmar que os investimentos são fruto de luta política. “Isso não caiu do céu. Foram muitas reuniões, inclusive no Rio de Janeiro, com diretores da Petrobras e com a presidência da empresa. Estivemos com o governador Jerônimo cobrando diretamente esses investimentos. Agora eles estão acontecendo, e precisamos divulgar para que o povo baiano saiba que coisa boa também acontece na Bahia.”

Comentários

Leia também

Bahia
Comissão de Saúde da ALBA promove audiência pública para discutir atual situação do Planserv

Comissão de Saúde da ALBA promove audiência pública para discutir atual situação do Planserv

A atividade acontecerá, na próxima terça-feira (27), às 10h, na Sala das Comissões...
Bahia
São João: Governo publica editais para contratação de artistas, bandas e grupos; saiba mais

São João: Governo publica editais para contratação de artistas, bandas e grupos; saiba mais

A convocação foi publicada no Diário Oficial do Estado e contempla diversas categorias ...
Bahia
Câmara de Salvador aprova reajuste para servidores em sessão marcada por confusão

Câmara de Salvador aprova reajuste para servidores em sessão marcada por confusão

Sessão aconteceu no Centro de Cultura da Câmara de Vereadores de Salvador, nesta quinta-feira...