Deputado Pedro Lucas é o novo ministro das Comunicações
O parlamentar esteve com Lula nesta tarde no Palácio da Alvorada
O deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União Brasil-MA) é o novo ministro das Comunicações do governo do presidente Lula (PT). O anúncio foi feito pelo Palácio do Planalto na noite desta quinta-feira (10).
Pedro, de 45 anos, é atual líder do União Brasil na Câmara e vai substituir Juscelino Filho no comando da pasta, que pediu demissão na última terça (8). O parlamentar esteve com Lula nesta tarde no Palácio da Alvorada.
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, confirmou o nome do parlamentar após a reunião. Estavam o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP) e o ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL), além de ministros como Rui Costa (Casa Civil).
“O União apresentou nome do Pedro Lucas. O presidente aceitou e fez o convite ao líder para assumir. O Pedro Lucas só pediu até depois da Páscoa para assumir o ministério para encaminhar questões pessoais, de mandato e liderança”, justificou Gleisi.
Quem é Pedro Lucas?
O parlamentar está em seu segundo mandato, tem 45 anos e assumiu a liderança do União Brasil neste ano. Pedro Paulo não tem aproximação com Lula, mas tem relação de estrita confiança com o presidente de seu partido, Antonio Rueda, e com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).
Formado em administração de empresas, Fernandes foi reeleito em 2022 como o segundo mais votado do Maranhão, com 159.786 votos, atrás apenas da deputada Detinha (PL). Nessa eleição, Juscelino foi o quarto mais votado, com 142.419 votos.
Pedro Lucas iniciou sua carreira política em 2012, ao ser eleito vereador de São Luís pelo PTB de Roberto Jefferson. Foi reeleito em 2016, também pelo PTB. Em 2017, foi nomeado presidente da Agência Executiva Metropolitana no governo de Dino, à época no PC do B.
*Com informações Bahia.ba