Deputado participa do G20 no Rio de Janeiro e destaca desafios para combate à fome e sustentabilidade
O deputado estadual e vice-prefeito eleito de Feira de Santana, Pablo Roberto participa dos debates com a missão de trazer novas perspectivas para o desenvolvimento local.
Começou nesta quinta-feira (14) e segue até a próxima terça-feira, no Rio de Janeiro, a cúpula do G20, um encontro das principais economias mundiais, realizado pela primeira vez no Brasil. A capital fluminense foi escolhida para sediar o evento que reúne chefes de Estado, incluindo o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o presidente da China, Xi Jinping.
O deputado estadual e vice-prefeito eleito de Feira de Santana, Pablo Roberto participa dos debates com a missão de trazer novas perspectivas para o desenvolvimento local.
Em entrevista ao programa Jornal do Meio Dia Rádio Princesa, Pablo Roberto compartilhou suas expectativas sobre o encontro.
“A expectativa é muito grande. Todos nós que acompanhamos a política mundial estamos com os olhares voltados para o Rio de Janeiro. É um evento de enorme estrutura, recebendo dezenove países, além do Brasil. Além dos temas centrais, a inclusão social, o combate à fome, a transição energética e o desenvolvimento sustentável são focos das discussões”, afirmou o deputado.
A programação paralela conta com a Cúpula do G20 Social, que aborda questões sociais urgentes.
“Acabei de sair de um debate importante com a participação da primeira-dama Janja sobre a fome mundial e a merenda escolar. Temos a oportunidade de interagir e participar de um grande intercâmbio. Esperamos que, ao voltarmos, possamos socializar as informações e construir um mundo melhor com base nos temas discutidos aqui”, completou Pablo.
O deputado mencionou que a experiência do G20 também traz reflexões sobre questões ambientais que impactam diretamente Feira de Santana.
“Não precisamos ir muito longe para ver os efeitos das mudanças climáticas. Basta olhar para Feira de Santana e perceber as chuvas intensas e o aumento da temperatura. Precisamos sair da teoria e implementar mudanças concretas para mitigar esses impactos”, ressaltou.
O evento tem mobilizado um aparato de segurança significativo na cidade do Rio de Janeiro. “Percebe-se uma segurança reforçada, desde o hotel até os locais de reunião, para garantir que o evento ocorra com tranquilidade”, destacou o deputado.
Além de representar Feira de Santana no G20, Pablo Roberto mencionou a agenda do prefeito eleito, José Ronaldo, que viajará a Londres para uma série de compromissos com uma comitiva de prefeitos.
“Conversei com Zé Ronaldo sobre essa agenda. Ele participa de encontros internacionais, e eu sigo no Rio para debater temas de educação, enquanto represento o prefeito em Brasília em outra reunião nacional de prefeitos. Esses encontros são essenciais para nos mantermos atualizados com o que há de mais moderno e para aplicarmos esse conhecimento em Feira de Santana”, finalizou.
Em relação aos recentes acontecimentos em Brasília, com as explosões na Praça dos Três Poderes, o deputado comentou que o episódio gerou surpresa entre os participantes do G20.
“A maioria de nós foi pega de surpresa. Mas as investigações estão em andamento, e o governo federal, junto com o GSI, está trabalhando para normalizar a situação. No evento, o foco continua sendo a agenda global”, relatou.