Bahia

Dengue na Bahia: doença desafia sistemas de saúde com mais de 170 cidades em epidemia

Prefeituras e governo destacam ações, mas cobram apoio da população. Dezesseis mortes foram confirmadas em nove municípios do estado até sexta-feira (15).

16/03/2024 12h00
Dengue na Bahia: doença desafia sistemas de saúde com mais de 170 cidades em epidemia
Foto: CDC

Salvador, Feira de Santana e Juazeiro estão entre as 175 cidades baianas que enfrentam uma epidemia de dengue. Em nove delas, 16 mortes já foram registradas.

Até a quinta-feira (14), 14 pessoas tinham morrido por dengue na Bahia. Na sexta (15), a Secretaria de Saúde do estado (Sesab), informou que o número de óbitos pela doença subiu para 16 e que as duas novas mortes aconteceram em Piripá, cidade no sudoeste do estado. O perfil dos pacientes e a data das mortes não foram detalhadas.

Diante desse cenário, os municípios têm reforçado ações para atender o aumento de casos e, consequentemente, a pressão nos sistemas de saúde.

Na capital baiana, por exemplo, a Secretaria Municipal de Saúde se uniu ao Exército para combater o Aedes aegypti, agente transmissor da dengue, e também da zika e chikungunya.

O objetivo da mobilização é capacitar soldados para criar “multiplicadores” de práticas e informações de combate ao mosquito. Na prática, a força militar vai se juntar aos agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses, repassando orientações preventivas para a população dentro e fora dos quarteis.

A diretora de Vigilância à Saúde da cidade, Andrea Salvador, destaca ainda o uso de “bombas costais” de efeito residual.

Em meio às ações do poder público, a diretora cobra que a população também colabore, prevenindo a proliferação do mosquito.

Já em Juazeiro, no norte do estado, a prefeitura relatou que atendeu mais de 250 denúncias de possíveis focos do Aedes aegypti através do canal “Dengue Zap”. A gestão criou a ferramenta para auxiliar na identificação e combate aos focos de reprodução do mosquito.

Ele reforçou o pedido da prefeitura para que a população receba os agentes em casa, e permita que o trabalho de prevenção e combate à proliferação do Aedes aegypti seja feito.

Ações do estado

Em todo o estado, o governo da Bahia também intensificou ações de sensibilização e mobilização para prevenir as três doenças transmitidas pelo mosquito.

Até sexta-feira, prédios e outras estruturas públicas estaduais foram vistoriadas e as áreas foram limpas, visando a eliminação de possíveis criadouros. Funcionários também foram instruídos a colaborar com a campanha.

O Corpo de Bombeiros, em parceria com a Sesab, também realizou ações de combate específicas nas cidades de Caculé e Barra do Choça, onde uma pessoa morreu.

Até o final da próxima semana, a corporação ainda irá aos municípios de Belo Campo, Carinhanha, Encruzilhada, Feira da Mata e Caetité.

G1

Comentários

Leia também

Bahia
Léo Santana abre São João de Coração de Maria com praça lotada

Léo Santana abre São João de Coração de Maria com praça lotada

O município, localizado na Região Metropolitana de Feira de Santana, recebeu moradores...
Bahia
Com o tema “Quem ama, cuida” São João de Santo Estêvão começa com praça lotada

Com o tema “Quem ama, cuida” São João de Santo Estêvão começa com praça lotada

O São João de Santo Estêvão segue nos próximos dias com mais atrações, tradição,...
Bahia
São João da Bahia 2025 segue sem registro de crimes graves pelo terceiro dia seguido

São João da Bahia 2025 segue sem registro de crimes graves pelo terceiro dia seguido

Dois foragidos da Justiça foram presos no Parque de Exposições de Salvador.