Polícia

Delegado da PF revela detalhes da Operação Kariri em Feira de Santana

A operação ocorreu em quatro estados do Brasil. Feira de Santana foi o principal alvo.

21/02/2024 22h30
Delegado da PF revela detalhes da Operação Kariri em Feira de Santana
Foto: Polícia Federal/Divulgação

Em entrevista ao programa De Olho na Cidade, da Rádio Sociedade News FM, o delegado da Polícia Federal, Diego Gordilho, revelou detalhes da Operação Kariri, deflagrada nesta quarta-feira, 21, em parceria com o Gaeco/MP-BA, que desarticulou uma organização criminosa envolvida em tráfico de entorpecentes e lavagem de dinheiro no município.

De acordo com o delegado, as investigações iniciaram no ano de 2019, após a prisão em flagrante de quase uma tonelada de entorpecentes. Posteriormente, a linha investigativa levou à identificação de uma família natural de Pernambuco que cultivava drogas em fazendas no município de Feira de Santana.

“A operação teve início a partir de uma prisão em flagrante delito e apreensão de quase uma tonelada de entorpecentes. Após isso, foi iniciada uma linha investigativa para entender a estrutura da organização criminosa”, disse o delegado.

Diego Gordilho revelou que pessoas eram usadas como “laranjas” para movimentar o dinheiro ilícito das vendas de entorpecentes. Além disso, a família por trás da organização criminosa tentava ocultar o superfaturamento dessas vendas adquirindo imóveis de alto padrão em Feira de Santana.
“No curso da investigação, foi possível notar que a organização criminosa buscava ocultar e dissimular a origem ilegal do ilícito com a aquisição de imóveis de alto valor, muitos deles aqui na região de Feira de Santana. Eram utilizadas pessoas ‘laranjas’, de forma consciente, para movimentar todo esse dinheiro”, revelou o delegado.

Ao todo, cinco pessoas foram presas: três em Feira de Santana, uma em São Paulo e outra em Brasília. Durante as prisões na cidade baiana de Ibotirama, uma pessoa entrou em confronto com os agentes da Polícia Federal e não resistiu aos ferimentos.
“Dos seis mandados de prisão preventiva expedidos pelo juiz, uma das pessoas entrou em confronto com a polícia e não resistiu aos ferimentos”.

Balanço da operação

A operação ocorreu em quatro estados: Pernambuco, Distrito Federal, São Paulo e Bahia. Resultou em:

Confira as imagens da operação:

Foto: Divulgação PF
Foto: Polícia Federal
Foto: Polícia Federal
Foto: Polícia Federal
Imagem: Polícia Federal

Comentários

Leia também

Polícia
Morre estudante de 17 anos baleado enquanto voltava da escola em Feira de Santana

Morre estudante de 17 anos baleado enquanto voltava da escola em Feira de Santana

Éberton José Silva Miranda, de 17 anos, estava internado no Hospital Clériston Andrade....
Polícia
Turista francês é esfaqueado 8 vezes durante de viagem de ônibus

Turista francês é esfaqueado 8 vezes durante de viagem de ônibus

Crime aconteceu enquanto ônibus passava pela BR-116, próximo a Santo Estevão.