Delegado cita quais bairros mais violentos de Feira de Santana
O município é o nono mais violento do Brasil, de acordo com uma pesquisa divulgada recentemente
“Temos Mangabeira, Campo Limpo, Tomba e Conceição, onde há um aumento considerável de homicídios desde o segundo semestre de 2022, e, infelizmente, neste ano, isso também ocorre”, afirmou o responsável pela Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), o delegado Roberto Leal, em entrevista ao portal De Olho na Cidade, nesta segunda-feira (31), após Feira de Santana ter sido citada numa recente pesquisa divulgada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública como a 9ª cidade mais violenta do Brasil e a 5ª da Bahia, somente em 2022.
O delegado avaliou o atual cenário.
“Esses dados foram levantados com relação a 2022, quando em Feira tivemos uma redução nos homicídios. Não sabemos as dinâmicas dos dados, porque trabalhamos como toda Secretaria de Segurança Pública do Estado utiliza os dados verídicos, com crimes violentos letais e intencionais: homicídios, feminicídios e latrocínios, não sabemos se incluíram outros dados como acidente de trânsito, suicídios ou outros fatos, então não temos informações”, explicou.
Ainda segundo Roberto Leal, a maioria das mortes violentas acontecem nos fins de semana.
“Aglomeração de pessoas em determinados locais, em bares e festas, e também nos finais de semana onde as pessoas ficam por mais tempo nas ruas e voltam tarde para casa porque estavam em diversão. Então, alguns se aproveitam e acabam cometendo crimes. Infelizmente sabemos que a maior motivação para o tráfico são os entorpecentes, há um aumento considerável na comercialização disso”, disse.
Em 2022, cerca de 145 crimes violentos letais e intencionais foram registrados em Feira de Santana. Este ano, até o momento, foram quase 200 (183), um aumento de 26%.
Para combater este crescimento, a Polícia Civil tem realizado ações de combate ao tráfico de drogas.