Defesa Civil orienta população sobre como agir em casos de alagamentos
População pode acionar o 156 em situação de risco
Apesar da chuva intensa e rápida que caiu em Feira de Santana na noite de ontem, 19, com alguns pontos de alagamento, a Defesa Civil não registrou intercorrências. Foram 53 milímetros e a previsão é de mais chuvas nos próximos dias – conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
“Em algumas áreas foram registrados pontos de alagamento, como nos bairros Campo Limpo, Mangabeira, Brasília, Feira X, Rocinha e nas avenidas Maria Quitéria, Papagaio, Francisco Fraga Maia e outros locais. Felizmente não tivemos nenhuma ocorrência”, afirma a coordenadora da Defesa Civil, Anna Karoline Rebouças.
Ainda de acordo com a coordenadora, o órgão está em alerta, mas é preciso que a população mantenha os cuidados para evitar situações de risco.
ORIENTAÇÕES
No período chuvoso, a população deve ficar atenta para as rachaduras e danos estruturais nos prédios e residências. Situações como essa podem ser avaliadas pela Defesa Civil, solicitadas pelo Fala Feira 156 ou Corpo de Bombeiros pelo 153.
Em casos de alagamento nas residências, é recomendado é sair do imóvel retirando apenas documentos essenciais (caso haja oportunidade) e se abrigar em um local seguro.
Nos casos em que o veículo está em uma área de alagamento, os motoristas devem evitar seguir o trajeto das enchentes. Se o automóvel estiver inundando, a recomendação é abandonar o veículo.
A Defesa Civil também recomenda que as pessoas não devem se abrigar debaixo de árvores por conta do risco de descargas elétricas, não estacionar veículos próximos à torres de transmissão e placas de propaganda e evitar utilizar aparelhos ligados à tomada – quando há inundações.
*Secom