Defesa Civil mobiliza esforços em Feira de Santana após 127 mm de chuvas em 96 horas
Defesa Civil está monitorando as principais áreas de risco de alagamentos
A Prefeitura de Feira de Santana segue intensificando o monitoramento nas áreas mais vulneráveis da cidade devido às chuvas torrenciais que atingem a região desde a última sexta-feira (10). Segundo a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, foram registrados alagamentos em pontos críticos dos bairros Panorama, Campo Limpo (loteamento Genésio Serafim) e Baraúnas.
O coordenador da Defesa Civil, Antônio José do Rosário, esteve em alguns dos locais afetados e relatou a situação.
“Hoje, estive em diversos pontos da cidade e, na rua do Parque Panorama, a maioria das vias ainda apresenta alagamentos, embora o nível da água esteja baixando. Na Rua Adriano Araújo, que já é um ponto recorrente, tivemos que realizar o resgate de uma pessoa dentro de casa, mas o Corpo de Bombeiros já conseguiu fazer o atendimento e a situação está tranquila, com os moradores já iniciando a limpeza de suas casas”, informou. Além disso, ele destacou a situação no bairro Campo Limpo, especificamente no Loteamento Genésio Serafim, onde o acúmulo de água também invadiu algumas residências.
A região de Baraúnas, que historicamente apresenta problemas com alagamentos, novamente foi afetada pelas chuvas. De acordo com a Defesa Civil, nas últimas 96 horas, o acumulado de precipitação na cidade foi de 127 milímetros. Na região norte, de meia-noite até às 9h da manhã de hoje, o volume de chuva foi de 38 milímetros, enquanto na região sul, mais especificamente nas áreas do Panorama e Tomba, a precipitação atingiu cerca de 58 milímetros.
As equipes da Secretaria de Serviços Públicos e da Superintendência de Operações e Manutenção estão atuando de forma coordenada para garantir o bom funcionamento dos sistemas de drenagem nas principais vias da cidade. A Prefeitura também reforça que a população pode contar com canais de comunicação para registrar ocorrências e solicitar serviços emergenciais. O aplicativo “Feira Conectada” e o telefone 156 estão à disposição para facilitar o atendimento à população.