Eleições 2024

Defensoria Pública realiza Observação Eleitoral em Feira de Santana

A iniciativa faz parte de um convênio entre a Associação Nacional dos Defensores e Defensoras Públicas (ANADEP) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE),

06/10/2024 13h56
Defensoria Pública realiza Observação Eleitoral em Feira de Santana
Foto: DPE-BA/Divulgação

Com o objetivo de observar e monitorar o processo eleitoral, a Defensoria Pública está presente em Feira de Santana neste domingo de eleições. A iniciativa faz parte de um convênio entre a Associação Nacional dos Defensores e Defensoras Públicas (ANADEP) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), conforme explicou a defensora pública Walmari Pimentel, que atua como observadora eleitoral na cidade.

“A finalidade é um convênio entre a Defensoria Pública Nacional, a ANADEEP e o TSE, para que nós, defensores, possamos observar o processo eleitoral com um olhar democrático e atento à escuta do povo e dos atores envolvidos, como mesários, imprensa, fiscais de partido, entre outros”, afirmou Walmari Pimentel. Segundo ela, esse acompanhamento busca garantir uma visão ampla e inclusiva da eleição.

A defensora explicou que um questionário padrão, elaborado pela ANADEEP em Brasília, está sendo aplicado a diversos participantes do processo eleitoral. “Vamos aplicar um questionário que já vem pronto e, a partir das respostas, elaboramos um relatório final que será encaminhado ao TSE”, esclareceu.

Quanto a Feira de Santana, Walmari explica que, até o momento, não houveram ocorrências: “O movimento está tranquilo e os eleitores estão participando normalmente”, declarou. Além dela, a defensora pública Maria Teixeira também faz parte da equipe.

A defensora também destacou que a observação abrange outros aspectos do processo eleitoral, incluindo o voto de pessoas privadas de liberdade. “Visitamos presídios, onde conversamos com presos eleitores e acompanhamos o processo de votação nesses locais, garantindo que o direito ao voto seja assegurado. É uma honra estar em Feira de Santana, minha cidade, e poder contribuir com esse importante processo democrático”.

A observação eleitoral faz parte de um esforço nacional para garantir a integridade das eleições e envolver todos os segmentos da sociedade no acompanhamento de um processo democrático justo e transparente.

*com informações do repórter Humberto Ribeiro

Comentários

Leia também

Eleições 2024
Boulos diz que resultado das urnas é sinal de recuperação da esquerda

Boulos diz que resultado das urnas é sinal de recuperação da esquerda

Para candidato, sua chapa mostrou que dá pra ter diálogo respeitoso
Eleições 2024
Veja quem são os eleitos no 2º turno das eleições de 2024

Veja quem são os eleitos no 2º turno das eleições de 2024

Eleitores foram às urnas em 51 cidades, incluindo 15 capitais. Igor Normando (MDB) foi...
Eleições 2024
Nunes derrota Boulos no 2º turno e é reeleito prefeito de São Paulo

Nunes derrota Boulos no 2º turno e é reeleito prefeito de São Paulo

Candidato foi eleito com mais de 1.359.990 votos, representando cerca de 60% dos votos...