Defensoria Pública realiza mutirão para exames de DNA em Feira de Santana neste sábado
A ação, voltada para o reconhecimento de paternidade, ocorrerá na sede da Defensoria, localizada na Avenida Maria Quitéria
A Defensoria Pública do Estado da Bahia promove, neste sábado (17), um mutirão de exames de DNA em Feira de Santana, como parte da campanha “Sou Pai Responsável”. A ação, voltada para o reconhecimento de paternidade, ocorrerá na sede da Defensoria, localizada na Avenida Maria Quitéria, nº 1235, das 8h30 às 12h30.
A defensora pública do estado e coordenadora da Defensoria em Feira de Santana, Natália Castelucci, destacou a importância da iniciativa, que busca garantir os direitos de crianças e adolescentes que ainda não têm o nome do pai no registro de nascimento.
“A ação cidadã ‘Sou Pai Responsável’ acontece durante todo o mês de agosto, e amanhã, dia 17 de agosto, haverá um mutirão, o nosso chamado dia D, em que são realizados exames de DNA e reconhecimento de paternidade”, explicou.
Os exames de DNA serão oferecidos de forma gratuita, e o atendimento será realizado por ordem de chegada.
“Essa ação é voltada para as pessoas que moram aqui em Feira de Santana ou na região próxima. Os exames são feitos ali na hora”, acrescentou a defensora, esclarecendo que o público-alvo são crianças e adolescentes que ainda não têm o nome do pai no registro de nascimento.
Para participar, é necessário que os interessados compareçam à Defensoria Pública com documentos pessoais, tanto do suposto pai quanto da mãe e da criança, além do comprovante de endereço.
“Esse sábado foi oportunizado esse mutirão até por ser um dia do final de semana em que as pessoas, às vezes, têm mais possibilidade de comparecer, não estão trabalhando, mas também não há problema para quem não puder comparecer nessa data. Esse serviço é feito de maneira constante”, reforçou Natália.
Além do exame de DNA, a Defensoria Pública também oferece a possibilidade de reconhecimento voluntário de paternidade e outros serviços relacionados, como ações de alimentos, guarda e regulamentação de visita.
“Os serviços da Defensoria são inteiramente gratuitos, e há outros serviços decorrentes da paternidade que também são atendidos”, finalizou.
*Com informações do repórter Robson Nascimento