Feira de Santana

Decida lutar: Youtuber diagnosticada com câncer de mama usa a internet como rede de apoio

A youtuber foi diagnosticada em maio deste ano, porém já havia tido contato com a doença devido a sua mãe, que recebeu o diagnóstico em outubro de 2021.

23/10/2022 06h36
Decida lutar: Youtuber diagnosticada com câncer de mama usa a internet como rede de apoio

Diagnosticada com câncer de mama bilateral (nas duas mamas), a youtuber Ana Maura é dona do canal “Decida Lutar”, onde criou uma rede de apoio dentro do espaço virtual, para oferecer suporte a outras mulheres que estão lutando contra o câncer. Em entrevista ao De Olho na Cidade, a youtuber relata que seu primeiro desafio foi lidar com a mudança de rotina.

“Eu como uma mulher dessa geração, tenho 37 anos, eu achava que eu não tinha tempo para nada, que minha vida era super corrida, muito ocupada. E quando eu recebi o diagnóstico tudo mudou, minha rotina não era mais pensar em trabalho e naqueles planos e sonhos que eu tinha determinado para este ano, mas eram médicos, exames, diagnósticos, quimioterapias, mudanças no corpo e no emocional. O primeiro desafio foi como encarar essa nova rotina”, relata.

A youtuber foi diagnosticada em maio deste ano, porém já havia tido contato com a doença devido a sua mãe, que recebeu o diagnóstico em outubro de 2021. Ana Maura explica que em seu protocolo de tratamento, foram instituídas 12 quimioterapias brancas e quatro quimioterapias vermelhas, onde ainda faltam duas quimio e a intervenção cirúrgica.

Segundo ela, no início do seu diagnóstico, foi difícil encontrar outras mulheres que passavam pelo mesmo, assim Ana Maura decidiu criar um espaço de apoio nas suas redes sociais : “Quando eu comecei a quimioterapia eu percebi que todos os dias ou toda semana chega mais uma mulher que foi diagnosticada com câncer de mama, na sala de terapia tem mais de 20 pessoas. Então, essa dificuldade que eu tenho de encontrar alguém para conversar pode ser de outras pessoas também, foi quando eu decidir compartilhar o que é a rotina e a vida de uma mulher diagnosticada. Assim comecei a ter essa rede de apoio, tanto virtual quanto presencial”.

Em suas postagens, Ana compartilha conhecimentos, inspirações, frases motivacionais e alertas: “Isso também me cura, cada mulher com que eu converso, os depoimentos que eu recebo. É uma forma que eu encontrei de lutar: falando, e compartilhando a realidade. Tem dias que eu estou bem, e estou que só quero chorar, o que é normal, precisamos aprender a respeitar, pois nosso humor e emoções vão oscilar muito durante esse processo.

O conteúdo de Ana Maura pode ser acompanhado pelo instagram: @AnaMauraMatos. E pelo seu canal no youtube: “Decida Lutar”.

“Decida lutar, essa é uma decisão que precisamos tomar no dia que recebemos o diagnóstico, porque toda familia sofre com esse impacto. Nós vamos escutar muitas coisas, positivas e negativas. Não compare o seu diagnóstico, ou o de alguém da sua família. Você é uma pessoa única, com sua idade, peso, dna, histórico familiar, e a forma como decidimos encarar esse diagnóstico faz toda diferença no tratamento. Então eu digo ‘decida lutar’, mas é uma decisão que precisamos tomar quando recebemos o diagnóstico, e todos os dias que levantamos”.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Caminhoneiros recebem atendimentos de saúde na BR-324 em ação do Novembro Azul

Caminhoneiros recebem atendimentos de saúde na BR-324 em ação do Novembro Azul

Durante o evento, foram disponibilizadas solicitações do exame Antígeno Prostático...
Feira de Santana
Mães de crianças com autismo realizam manifestação contra plano de saúde em Feira de Santana

Mães de crianças com autismo realizam manifestação contra plano de saúde em Feira de Santana

Segundo uma das mães há cerca de dois meses, 32 crianças em Feira de Santana e mais...
Feira de Santana
Prefeitura de Feira recupera equipamentos que foram alvo de vandalismo no Parque da Cidade

Prefeitura de Feira recupera equipamentos que foram alvo de vandalismo no Parque da Cidade

Equipamentos da academia ao ar livre novamente entregues à comunidade