De Piloto de avião às lentes: Fotógrafo brasileiro captura os encantos e desafios da Paris dos sonhos
Com coragem e determinação, Felipe Zagatto mostra que é possível transformar sonhos em realidade, mesmo enfrentando desafios em um novo continente.
Felipe Zagatto, um jovem brasileiro que fez a transição de administração e pilotagem para a fotografia, está construindo uma carreira promissora na capital francesa. Natural de Bauru, Felipe é formado em Administração e completou um curso de piloto privado de avião antes de mudar seu foco para a fotografia.
“Eu fiz bacharel em Administração em Bauru e conclui o curso de piloto privado de avião. Assim que finalizei minha graduação, decidi vir a Paris para me profissionalizar na área de fotografia,” explica Felipe. Ele chegou à cidade há pouco mais de quatro meses, buscando uma nova oportunidade na área que já explorava no Brasil.
Felipe revelou que a decisão de mudar de segmento profissional foi impulsionada pela perspectiva oferecida por Paris, conhecida por ser a cidade mais visitada do mundo.
“Pensei em várias cidades onde poderia atuar na fotografia, mas percebi que Paris, com sua imensa quantidade de turistas, era a melhor oportunidade para construir uma carreira sólida,” afirma Felipe.
Ele destaca que, apesar dos desafios iniciais, o início foi positivo. “Desde o começo, foi tudo em um ciclo crescente. Consegui desenvolver meu trabalho na área com sucesso,” comenta.
O trabalho de Felipe como fotógrafo em Paris é focado em registrar momentos especiais para turistas que visitam a cidade.
“Trabalhar aqui é lidar com casais apaixonados, futuras mães fazendo chá de revelação, famílias em férias. Todos estão sempre felizes e animados para registrar cada momento,” descreve ele.
Felipe vê sua função como uma contribuição para a realização dos sonhos das pessoas que visitam a cidade.
“Estamos aqui para dar suporte aos turistas para que eles desfrutem de Paris e levem para casa belos registros dos seus momentos,” explica.
A mudança para um novo país não foi fácil, e Felipe enfrentou o desafio de se adaptar a uma nova cultura.
“Foi um choque para minha família, especialmente porque eu morava com minha mãe e minha avó no Brasil, mas, quando tomei a decisão de vir para Paris, eu estava muito confiante. Foi um esforço grande, mas o resultado está sendo muito positivo,” compartilha Felipe.
Ele também fala sobre a construção de uma rede de contatos em Paris. “Cheguei sem conhecer ninguém, mas em pouco tempo, fiz amizade com um grupo de fotógrafos brasileiros. Hoje, temos um bom círculo de amizades e conhecemos Paris mais a fundo, além da perspectiva turística,” diz.
Os ensaios fotográficos realizados por Felipe variam de 70 a 400 euros, com pacotes que atendem a diferentes necessidades e orçamentos.
“Os valores dependem do tipo de ensaio e do pacote escolhido. Além disso, também realizo sessões fora de Paris quando solicitado pelos clientes,” explica.
Para acompanhar o trabalho de Felipe, ele recomenda seu Instagram, onde é possível ver os ensaios, making of, e ter acesso aos seus contatos para agendamento. “Meu Instagram é @fotografobrinparis. Lá, os interessados podem ver meu trabalho e entrar em contato para agendar uma sessão,” conclui.
Felipe também compartilha uma mensagem inspiradora para os jovens que desejam seguir seus passos.
“A principal mensagem que tenho é sair da zona de conforto. Experiencie outros países e culturas, nem que seja por um período. Isso abrirá seu horizonte e permitirá ver o mundo de uma nova perspectiva,” aconselha.
*Com informações de Jorge Biancchi, direto de Paris