Feira de Santana

De Feira de Santana para o Brasil: Kombucha Unaquí revoluciona o mercado de bebidas saudáveis

O produto foi ganhando espaço no mercado local e, em 2019, chegou às prateleiras de lojas de produtos naturais.

15/02/2025 06h00
De Feira de Santana para o Brasil: Kombucha Unaquí revoluciona o mercado de bebidas saudáveis

A busca por uma alimentação mais saudável levou ao surgimento da Kombucha Unaquí, bebida fermentada que se tornou referência na Bahia, no Nordeste e no Brasil. O diretor comercial da marca, Abner Portugal, compartilhou detalhes da história e do crescimento do empreendimento em entrevista ao programa quadro Hora do Empreendedorismo no programa Jornal do Meio Dia (Rádio Princesa FM).

A kombucha é um chá verde fermentado por bactérias e leveduras do bem, resultando em uma bebida rica em ácidos orgânicos, vitaminas e minerais.

“Nossa kombucha é 100% natural, sem aditivos, sem corantes, sem conservantes. Até o gás é natural, tornando-se uma alternativa saudável ao refrigerante”, explicou Abner Portugal.

O surgimento da Kombucha Unaquí está ligado à história pessoal da família de Abner. Em 2017, sua mãe, Denize Portugal, foi diagnosticada com fibromialgia e buscava alternativas naturais para aliviar os sintomas.

“Meu padrasto, Paulo Alves, lembrou de uma bebida que poderia ajudar. Foi no Sertão de Pernambuco, trouxe a cultura de bactérias e leveduras e começou a produzir para consumo próprio. Aos poucos, minha mãe ajustou a fórmula, e assim nasceu a nossa primeira kombucha”, relembrou.

O produto foi ganhando espaço no mercado local e, em 2019, chegou às prateleiras de lojas de produtos naturais.

“Começamos de forma despretensiosa, mas a procura cresceu, especialmente após a pandemia, quando as pessoas passaram a valorizar ainda mais a imunidade e os probioticos”, destacou Abner.

A Kombucha Unaquí oferece atualmente seis sabores: Original, Light (com 25% menos caloria), Cúrcuma, Jenipapo, Maracujá e Abacaxi.

“O sabor de jenipapo é único. No mercado, não conhecemos outra bebida gaseificada com esse sabor”, comentou Abner.

Com uma aceitação crescente, a marca está presente em três estados – Bahia, Sergipe e Alagoas – e busca novos parceiros.

“Participamos de eventos esportivos, promovemos degustações e ampliamos nossa distribuição para supermercados e delicatessens. Nosso objetivo é levar a Kombucha Unaquí para todo o Nordeste”, afirmou.

A fábrica da Kombucha Unaquí está localizada no bairro Parque Ipê, em Feira de Santana, e conta com infraestrutura especializada para produção de bebidas naturais.

“Nosso foco é sempre a saudabilidade. Estamos desenvolvendo novos produtos e sabores para competir com os refrigerantes ultraprocessados, trazendo opções mais saudáveis ao consumidor”, revelou Abner.

Com mais de 200 marcas de kombucha registradas no Brasil, a Unaquí aposta na qualidade e no sabor como diferenciais. “Nosso produto é palatável, saboroso e produzido com muito amor pela nossa equipe”, concluiu.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Conheça a história do brasileiro que entrou para o livro dos recordes por volta ao mundo mais rápida

Conheça a história do brasileiro que entrou para o livro dos recordes por volta ao mundo mais rápida

Conhecido nas redes sociais como "O nego vai longe", o brasileiro viajou o mundo por 2...
Feira de Santana
Gestores da Saúde traçam metas para a melhoria da assistência nos próximos anos

Gestores da Saúde traçam metas para a melhoria da assistência nos próximos anos

Em workshop, neste sábado, foi elaborado o planejamento estratégico da Fundação Hospitalar ...
Feira de Santana
Prefeito José Ronaldo defende maior utilização do Parque da Cidade pela população feirense

Prefeito José Ronaldo defende maior utilização do Parque da Cidade pela população feirense

O objetivo da inspeção foi avaliar as condições estruturais do equipamento público ...