Política

Datafolha/Metropole aponta ACM Neto com 51% dos votos válidos e Jerônimo com 38% na véspera da eleição

O levantamento aponta que a eleição para o governo da Bahia está indefinida

01/10/2022 16h47
Datafolha/Metropole aponta ACM Neto com 51% dos votos válidos e Jerônimo com 38% na véspera da eleição
Foto: Divulgação/TV Band; Camila Souza/GOVBA

O candidato do União Brasil, ACM Neto, chega à véspera do primeiro turno da eleição ao governo da Bahia com 51% das intenções de votos válidos. A vantagem é 13 pontos percentuais sobre o postulante do PT, Jerônimo Rodrigues, que está com 38%, conforme a nova pesquisa Datafolha deste sábado (1º) contratada pela Rádio Metropole.

O levantamento aponta que a eleição para o governo da Bahia está indefinida. Em terceiro lugar, fica o candidato do PL, João Roma, com 8% das intenções de votos válidos. O candidato Marcelo Millet (PCO), Kleber Rosa (Psol), Giovani Damico (PCB), cada um tem 1% dos votos válidos.

No cálculo dos votos válidos, são excluídos os votos branco, nulo e indecisos. O procedimento é usado pela Justiça Eleitoral para contabilizar e divulgar o resultado oficial da eleição.

No cenário de votos totais, incluindo branco, nulo e indecisos, o candidato ao governo da Bahia pelo União Brasil, ACM Neto, tem 46% das intenções de voto, conforme apontou a última rodada da pesquisa Datafolha/Metropole, divulgada neste sábado (1º). Já Jerônimo Rodrigues (PT) aparece com 34%. 

Comparado ao último levantamento Datafolha/Metropole, divulgado no dia 21 de setembro, ACM Neto oscilou 2 pontos percentuais para baixo. Já o candidato petista cresceu dois pontos percentuais. João Roma (PL) permanece com 8% das intenções de voto. 

Os candidatos Marcelo Millet (PCO), Kleber Rosa (Psol) e Giovani Damico (PCB) têm, cada um, 1% dos votos. Os indecisos somam 5% e os que dizem que vão votar em branco ou nulo também representam 5%. 

Na pesquisa espontânea, quando não são citados os nomes dos candidatos, o candidato do União Brasil tem 35% das intenções de voto, o mesmo percentual da pesquisa anterior. Já Jerônimo Rodrigues aparece com 23%, oscilando 4 pontos percentuais para cima. O candidato do PL permaneceu com 4%. 

Neste cenário, 5% dos entrevistados afirmaram que irão votar no candidato do PT. Branco e nulo somam 5% e os indecisos, 21%.

O Datafolha fez 2,5 mil entrevistas na sexta (30) e neste sábado (1º). A margem de erro máxima prevista é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BA-00751/2022 e BR-02575/2022.

Em uma simulação de segundo turno para o governo da Bahia, o candidato do União Brasil, ACM Neto, tem 54% das intenções de votos, já o postulante do PT, Jerônimo Rodrigues, aparece com 38%, conforme a pesquisa Datafolha contratada pela Rádio Metropole divulgada neste sábado (1º).

Na comparação com o levantamento do dia 21 de setembro, Neto oscilou negativamente 4 pontos. O petista oscilou 3 pontos para cima. O Datafolha aponta que os votos branco, nulo e indecisos somam 5%. Já 3% não sabem.

*Metro 1

Comentários

Leia também

Política
Sérgio da APLB assume mandato como vereador em Santo Estevão com foco na educação

Sérgio da APLB assume mandato como vereador em Santo Estevão com foco na educação

Eleito com 644 votos, Sérgio destacou seu compromisso com a educação e afirmou que essa...
Política
Lula veta artigos da LDO de 2025 que protegiam emendas parlamentares

Lula veta artigos da LDO de 2025 que protegiam emendas parlamentares

Decisão elimina dispositivos que restringiam bloqueios de emendas e ajusta regras para...
Política
Dino libera parte das emendas para cumprir piso da saúde

Dino libera parte das emendas para cumprir piso da saúde

Em manifestações ao longo desta semana, o governo federal havia falado da necessidade...