Política

Datafolha: Lula abre 18 pontos de vantagem contra Bolsonaro

Atual presidente tem 29% das intenções de voto; Ciro Gomes aparece com 8%

29/07/2022 07h07
Datafolha: Lula abre 18 pontos de vantagem contra Bolsonaro

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a mais recente pesquisa Datafolha sobre a corrida presidencial. O petista tem 47% das intenções de voto contra 29% do atual chefe do Executivo do país, Jair Bolsonaro (PL). Uma diferença de 18 pontos.

O ex-ministro Ciro Gomes, do PDT, tem 8% das intenções de voto, a senadora Simone Tebet (MDB) aparece com 2%. A margem de erro do levantamento, contratado pela jornal Folha de S. Paulo e feito nesta quarta (27) e quinta-feira (28), é de dois pontos percentuais.

O Datafolha ouviu 2.566 eleitores em 183 cidades. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-01192/2022.

Na pesquisa de intenção espontânea de voto, na qual os nomes dos candidatos não são apresentados, Lula lidera com 38% (tinha 37%), Bolsonaro marca 26% (27% antes), Ciro tem os mesmos 3% e Tebet surge com 1%. Os indecisos também se mantiveram no mesmo nível, com 26% (eram 27%).

Tebet (2%), o deputado André Janones (Avante, 1%), Pablo Marçal (Pros, 1%) e Vera Lúcia (PSTU, 1%). Votam em branco ou nulo 6%, e 3% dizem não saber quem escolher.

Não chegam a pontuar Luciano Bivar (UB), General Santos Cruz (Podemos), Leonardo Péricles (UP), Felipe Dávila (Novo), Eyamel (DC) e Sofia Manzano (PCB).

A Pesquisa revela também os índices de intenção de voto para um eventual segundo turno da eleição presidencial de 2022.

De acordo com a pesquisa, Lula tem 55% das intenções de voto e Bolsonaro, 35%. Votos brancos e nulos são 7%, enquanto 2% dizem estar indecisos.

A vantagem do petista é maior entre aqueles que chegaram até o ensino fundamental, 64% a 29%. Ele também ganha com mais elasticidade entre os mais pobres, 63% a 29%. Lula também tem mais margem de vitória no Nordeste, casa de 27% dos brasileiros. Na região, ele derrotaria Bolsonaro por 67% a 28%, caso a eleição de segundo turno fosse hoje.

Lula x Ciro

Ciro perde por 52% a 33%, com 14% de votos nulos ou brancos e 2% de indecisos.

Ciro x Bolsonaro

Já quando enfrenta Bolsonaro, o pedetista vence por 51% a 38%, com 10% de brancos e nulos e os mesmos 2% que dizem não saber o que farão.

A pesquisa ouviu 2.556 pessoas nos dias 27 e 28 de julho em 183 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. Ela está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-01192/2022.

Comentários

Leia também

Política
Coronel Anselmo Brandão é nomeado para cargo no governo de Jerônimo

Coronel Anselmo Brandão é nomeado para cargo no governo de Jerônimo

O militar concorreu as disputas eleitorais de 2022, como deputado federal, mas não obteve...
Política
PF prende Daniel Silveira um dia após ficar sem mandato de deputado

PF prende Daniel Silveira um dia após ficar sem mandato de deputado

A prisão foi ordenada pelo Supremo Tribunal Federal após o ex-parlamentar descumprir...
Política
Adolfo Menezes é reeleito presidente da Assembleia Legislativa da Bahia

Adolfo Menezes é reeleito presidente da Assembleia Legislativa da Bahia

Eleição da mesa diretora da ALBA aconteceu nesta quarta-feira (1)