Política

Datafolha: Entre os jovens de capitais, Lula vai a 51% e Bolsonaro fica com 20%

Ciro Gomes (PDT) aparece na sequência com 12%, de acordo com o instituto

27/07/2022 12h02
Datafolha: Entre os jovens de capitais, Lula vai a 51% e Bolsonaro fica com 20%
Foto: Divulgação

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira 27 mostra que o ex-presidente Lula (PT) lidera a corrida eleitoral entre adolescentes e jovens de 12 capitais.

De acordo com o levantamento, no segmento, o petista soma 51% das intenções de voto, e é seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 20%, e por Ciro Gomes (PDT), com 12%.

Para chegar aos resultados, o instituto entrevistou 935 eleitores de 16 a 29 anos, nos dias 20 e 21 de julho, em São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Goiânia, Brasília, Manaus e Belém. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos, e o trabalho está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 05688/2022.

Na sequência, aparecem André Janones (Avante) tem 2%, Simone Tebet (MDB), Vera Lúcia (PSTU), Pablo Marçal (Pros), Leonardo Péricles (UP) e Sofia Manzano (PCB) somam 1%. Não pontuam Eymael (DC), Luciano Bivar (UB), General Santos Cruz (Podemos) e Felipe D’Ávila (Novo).

Na pesquisa espontânea, quando o entrevistado é questionado sobre sua preferência sem ter uma lista de candidatos à mão, o petista chega a 41%, o ex-capitão, 17%, e Ciro, 3%.

No segundo turno, de acordo com o Datafolha, Lula teria 61% dos votos dos jovens contra 27% de Bolsonaro.

*Carta Capital

Comentários

Leia também

Política
Lula diz que acordo com EUA é possível, mas não será fechado nesta semana

Lula diz que acordo com EUA é possível, mas não será fechado nesta semana

O presidente deverá ter uma reunião presencial com Donald Trump
Política
Governo minimiza declarações de Lula e Trump antes de encontro

Governo minimiza declarações de Lula e Trump antes de encontro

Brasileiro falou sobre uso de "moeda local"; americano citou tarifaço para carnes
Política
Na Indonésia, Lula volta a criticar uso do dólar às vésperas de encontro com Trump

Na Indonésia, Lula volta a criticar uso do dólar às vésperas de encontro com Trump

Presidente voltou a defender o comércio com moedas locais dos países como uma alternativa...